3.31.2008

ideia de morte

O crematório de Southampton prova que não existe um único produto ou serviço que não faça sentido na Web. E que, cada vez mais, não faz sentido um serviço exclusivamente offline ou vice-versa.

Ora, a avó Matilde, amorosa imigrante na Suíça, morre. Que chatice…os bilhetes de avião são caros, as férias já estão marcadas, mas fica mal não ir ao funeral, porque os abutres (nome técnico dado a pessoas com quem se tem laços de consanguinidade e com quem se disputa uma fatia-extra da herança) vão lá estar de certeza.

A solução? Funeral Pay Per View. Paga-se uns cobres, obtém-se uma password e assiste-se ao funeral em webcast. Poupa-se nos trajes, nos óculos escuros e tudo o mais.
A ideia é morbidamente deliciosa. Óptimo seria se fosse possível antes da emissão, personalizar o caixão, escolher o bouquet adequado, escrever uma homenagem a ser recitada no local…

http://www.psfk.com/2008/03/pay-per-view-funerals-bring-mourners-online.html

8 Most Wanted Executive Resorts


Hoje em dia encontramos um Luxury SPA em qualquer lugar.
É por isso que a Venezuela, Suriname, Somalia, Magagascar, India, Myanmar, China & Papua New Guinea fizeram um twist no seu posicionamento turístico e promovem-se junto das classes executivas através da
No BlackBerry Coverage.


Mais um exercício fictício, que podia ser realidade.


"Fresh start"



Cliente: Learning And Skills Council
Agência: Leo Burnett, London

Is not for everyone


A creative shop Modernista!, de Lance Jensen e Gary Koepke, acaba de lançar o seu novo site. O conceito de "web 2.0" foi levado à sério: a parte institucional do site é um verbete na Wikipedia, o portifólio são sets no Flickr e a navegação é feita por um pequeno pop-up vermelho que aparece à esquerda da página que está aberta. Como eles anunciam no site you can view Modernista! through the eyes of the web.

Para a versão institucional do site: www.modernista.com

Cadburys trucks

Depois do gorila era difícil...

Pregnancy test!

"The most sophisticated piece of technology you'll ever pee on..."



From Right Half Chow

3.30.2008

O melhor

Gosto muito de cerveja mas para a melhor carne e melhor peixe nada melhor que o melhor tinto e o melhor branco. Vamos ver quem se sai melhor.



Exclusividade canina

Determinadas frequências só os cães conseguem ouvir. Com base neste princípio foi lançado o album "A Very Silent Night" no Natal passado cujas receitas reverteram a favor da Royal New Zeland Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Foi um sucesso e a exportação é o próximo passo. Talvez a União Zoófila siga os mesmos passos...com um best of de artistas nacionais.

Have a smile

Para proteger os seus alunos, a escola primária Cann Hall, Essex, UK decidiu tapar-lhes a cara com smileys nos boletins digitais. Pode ser que sirva de inspiração à imprensa portuguesa para mascarar as figuras tristes de alguns políticos.



3.28.2008

"Have a break"



Sexta, 17h30 hora caipiroska light.

CHEVROLET by the new Marcel Duchamp

Assim como na altura com a sua Fountaine, Duchamp virou um urinol numa fonte.
Agora as agências viram videos caseiros em peças de festival!

Oportunismo? Sorte? Estratégia? Construção da Marca?

Inspirador

Este Sabado, procurar no youtube


Ad fans will be waiting with baited breath with the follow up to one of the most successful ads of 2007 set to air this Saturday (March 29).
‘Gorilla’, created by ad agency Fallon, has received no shortage of accolades and has been credited as playing a key role in turning around the fortunes of Cadbury’s Daily Milk product.
The sequel is to be called Airport Trucks and tells the story of a magical airport truck race.
The 'Glass and Half Full Production' has been “designed to put a smile on viewers' faces”, according to the chocolate manufacturer.
Tony Bilsborough from Cadbury, said, “All the trucks have 'pimped' themselves to show their unique character, ready for the race of their lives.
“Phil Collins fans will be disappointed to hear that we haven't plumped for another of his track but we can say it's another great retro anthem!”

Nao soa la muito bem, amanha logo se ve.

"Haz como nosotros, sé diferente"


Hoje, a dupla dos artistas da PSJM lança, em Espanha, uma nova marca de moda e design. Até aí tudo bem. O detalhe importante é que a marca tem o nome do inimigo mais feroz que o capitalismo já viu: Marx. É irónico.

Fonte: El País

3.27.2008

Awarness test

Quem não tem cão pesquisa com gato



O youtube lançou uma ferramenta que pode servir para perceber melhor a popularidade de alguns vídeos. Com o youtube insight podemos ver com mais algum detalhe as audiências dos vídeos. Além deste novo serviço disponibilizado tambem há vários sites onde podemos ver quais os videos mais vistos, por exemplo o Viral video chart. Estas ferramentas apesar de não serem estudos muito elaborados têm a vantagem de estarem à distancia de um computador com internet.



Duro & Directo


Chama-se "Tropa de Elite" e é (para mim) o filme do ano.
Made In Brazil. Vencedor dum Urso de Ouro em Berlim em 2008.
É o "Cidade de Deus" ao contrário. A vida no corpo mais elitista da polícia brasileira, especialmente criado para combater os traficantes de droga da "Cidade Maravilhosa".

Visto por mais de 1o milhôes de brasileiros, antes da estreia... graças às maravilhas dos Downloads via Web...

Um sonho de filme. Um sonho de banda sonora. Um sonho de actores. Um sonho de fotografia. Um sonho de realizaçâo.

Nâo aconselhável a crianças, pessoas impressionáveis, a pacifistas ou à malta moderna do Bloco de Esquerda...

check it out in : http://www.youtube.com/watch?v=RoxrdMukQu0

Today i´m feeling... Prada!

"What does your brand do for consumers? if you´re Apple, you make them more creative, and if you´re Disney, you make them more honest."

O estudo vem publicado no Journal of Consumer Research do próximo mês, e utilizou flashes subliminares para testar o impacto das marcas nos sentimentos e estados de espíritos dos consumidores. E qual o impacto deste estudo para as marcas e para a publicidade?

"The research purports to prove that brands can subliminally inspire or create certain kinds of feelings in consumers... For instance, marketers doing product placement may want to go with shorter exposures rather than longer ones that draw consumers' ire, Or marketers could sell the notion of those positive associations to consumers... All day, every day, we're changing who we are - becoming more honest, becoming more creative -- as the function of the brands that surround us... And that may be the way to change consumers' buying behavior."

Via Adage

O anticlímax perfeito

3.26.2008

Anda tudo maluco com a Miss Bimbo

Miss Bimbo game sparks outrage - Teen site promotes plastic surgery and diet pills


An online game aimed at young girls has sparked outrage among parents for encouraging children to have plastic surgery and take diet pills.

The Miss Bimbo game is aimed at nine to 16 year-olds and gives players a virtual avatar that competes against other players to "become the most famous, beautiful, sought after bimbo across the globe".

Players compete in beauty contests and send text messages to the site to earn currency in the game, which is then used to pay for lingerie, diet pills, breast enhancement and facelifts.

"This is as lethal as pro-anorexia websites," Dee Dawson, medical director at Rhodes Farm Clinic, which treats girls aged from eight to 18 who suffer eating disorders, told The Times.

"A lot of children will get caught up with the extremely damaging and appalling messages."

“This is as lethal as pro-anorexia websites”.


Por favor! E as pistolas de plastico? E os jogos de video com cabecas a rolar e monstros escabrosos? Quem jogou aos cowboys anda agora como maluco aos tiros pela rua? (a minha vizinha do lado aos 15 anos era jogadora assidua do Doom e nao conheco ninguem mais pacifico que ela...)


Sinceramente, gostava que esta Bimbo tivesse aparecido antes! Tinha-me divertido mais do que com o Tetris… E concerteza nao seria por isso que andaria agora a fazer lipos e a por maminhas. Desculpas nao faltam.

Com quase 250 mil registos no UK e 1.2 milhoes em Franca, sinceramente, o que vejo aqui e so mais um meio digital. Dos bons. Talvez a Majora esteja interessada nos direitos para Portugal?

Ate la, vou encher a minha Miss Bimbo de doces e esperar que aumente 20 kg. No minimo.

Para quem estiver interessado

nesta oferta de trabalho publicada na Media Week magazine.


Ou nao. De qualquer forma, e sempre uma boa ideia para quando precisarem de recrutar.

Madrid nâo tem praia...


mas tem Miami Ad School...
Come and see.
PS: Nâo vale a pena trazer pranchas de surf ou calçôes da Osklen.

'What if' there was a blog that...

Internacionalizar o Mundo


Durante um debate numa universidade dos Estados Unidos o actual Ministro Brasileiro da Educação, Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia, enquanto brasileiro e enquanto humanista. "De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista...posso imaginar a sua internacionalização, como também a de tudo o mais que tem importância para a humanidade. Se a Amazónia deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro (...) O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano (...) o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado (...) internacionalizemos as crianças tratando-as como património que merece cuidados do mundo inteiro...

Lugares (não muito) comuns



"The definition of a business is a customer who is willing to give you money for something you have. And the only reason that a customer is going to give you money is because you solved some problem or offered them something they don't already have."
-- Steve Demos

3.25.2008

"FoCuS oN HyPnOsIs"


A ideia surgiu pela Euro RSCG Worldwide New York, quando realizavam um focus group para a Volvo. Como todos os participantes diziam a mesma coisa, então porque não utilizar a hipnose para tornar tudo mais claro, acabar com os cliches e colocar a conversa a um nível emocional?

O artigo descreve o processo: dura cerca de 2 horas e envolve, numa primeira fase a quebra de gelo junto dos participantes quanto à hipnose, e em seguida, coloca-os no chamado estado alfa. Quando os participantes estão relaxados respondem a perguntas, como por exemplo, sobre a sua primeira experiência com um produto ou como vêem determinada marca.


Mais uma arma secreta utilizada pelas grandes agências e clientes. E ao que parece segundo este artigo da Brandweek, as "Coca-colas" da vida já utilizam a hipnose para compreender em profundidade o consumidor!

O futuro da publicidade

Nesta apresentação do Paul Isakson sobre o futuro da publicidade tudo tem lógica, o dificil é pôr em prática.

3.24.2008

Dica de Blog

Um dos mais brilhantes analistas de tendências que conheço (temos a sorte do gajo trabalhar na Fischer do Brasil), o Carlos Merigo, tem um blog que acho uma fonte fantástica de informação. Chama-se Brainstorm #9 e vale a pena navegar e adicionar aos favoritos.

Messias: "We don't need more ICONS, we need ECONS!"

Nem podia ter vindo em melhor altura, o teu post "Salvation of Earth"!

ICON -> ECON

Parece que até já Jesus (um (senão "o") dos mais famosos icons) se deu conta.
Já ninguém quer saber de icons, parece que já nenhuma marca tem essa ambição, porque maiores ventos se levantam!
Temos de salvar a TERRA! não precisamos de ICONS, precisamos de ECONS!

O pessoal "i" (que muitos serve, em especial a Apple com os seus ipods, ichat, ibook...) dá lugar agora ao colectivo "e" de "earth", transformando indivíduos, instituições, marcas... em soldados do Universo! E esta sim, é uma guerra santa!

muitos já se alistaram, vamos ver mais quantos vêm aí.

A Brave New World

Estava a ler um report da Avenue A / Razorfish, uma das mais importantes agências de marketing interactivo do mundo (ler aqui ) e uma parte do texto chamou-me particularmente a atenção. De facto, temos a oportunidade de mudar a forma como as coisas estão a ser feitas. E podemos sair de esquemas simplistas ou modos pequenos de ver o mundo. Tenho pensado em como podemos colocar em prática a complexidade. Se falamos em conhecer pessoas em profundidade, não há outra maneira.

3. Forget about the marketing funnel. We're already starting to see that social media in all its forms is having a complex influence on the marketing funnel. The awareness, consideration, preference, action, and loyalty funnel stages don't look the same anymore. Peer reviews, social networks, blogs, microblogs, prediction markets, virtual worlds, wikis, and social advertising are all making the marketing funnel look more like a Kandinsky painting than a linear process.

Fonte Report: Avenue A / Razorfish 2008 Digital Report
Imagens: Forrester Reaserch / Kandinsky, The Path to abstraction

"D.I.Y."



Eis mais um interessante exemplo de um convite "Do it yourself" feito por uma marca (neste caso a Toyota) a todos os consumidores.

"Scion Speak" - Ideia e criatividade a cargo da StrawberryFrog.

3.23.2008

"Salvation of Earth"



Cliente: MTV Switch
Agência: Lowe México

3.21.2008

O porco ou o agricultor?


[Clique para descobrir o anúncio]

Abençoada Ignorância


De acordo com o estudo The Blissful Ignorance Effect


“people who have more ambiguous information about a product expect to be happier with what they have bought than those who have more specific details... Those who had less precise and vaguer information expected the product to be better... once they have committed to something, they want to be happy about the decision, and that drives their perceptions about it.”

Ou seja, quanto menos sabemos acerca de alguma coisa, mais fácil é de nos persuadir e dizermos que gostamos dela.

Deve ser por isso que existem consumidores que gostam de uma marca só porque simpatizam com a assinatura ou logo, ou por outro lado que existem consumidores cada vez mais informados e curiosos que são difíceis de agradar e persuadir!!!


3.20.2008

Ideias



O mercado das águas (lisas) é um mercado interessante. Da pureza da fonte e da origem o marketing evoluiu, segmentou e inovou na oferta.

Hoje temos águas funcionais que tratam do trânsito intestinal, dos ossos, da linha, etc. Temos igualmente águas de luxo, autênticos ferraris colhidos da chuva das nunvens da Tasmânia, dos solos vulcânicos da Islândia ou embalados ao som dos Nocturnos de Chopin.

E para bébés lembrei-me eu, existe já alguma água "própria" para eles? E uma água que nos faça dormir melhor ou que prometa ser o antídoto para as insónias?

3.18.2008

Flashada

A web 2.0 está na moda mas existem casos em que os sites em flash criados pelas empresas ainda são as melhores experiências de Internet. Este é um dos exemplos. Um site onde podemos fingir que somos o Tom Cruise, na lendária cena do Minority Report , a navegar num ecrã apenas com as mãos. Hoje, eu senti-me o Tom Cruise e quem visitar este site também pode ser. Além de inovador, o site da Publicis & Hal Riney também tem um layout muito bom.




PS - Demora um bocado a carregar, mas vale a pena.

via creativity-online

"Tongue"



A semelhança com qualquer outro tipo de situação é pura coincidência :)

Cliente: Burger King
Agência: Crispin Porter + Bogusky

4th Annual Planner Survey

Começou a 4ª edição da pesquisa salarial e dos desafios dos planeadores que a Heather LeFevre, da CP+B, organiza anualmente. Para responder, clique no link:

http://thinktank.groupsystems.com/opinio/s?s=1464

Annual Planner Survey 2007






Heather LeFevre at Martin Agency brilliantly (and diligently) turns in another Account Planner Survey for 2007.

466 total people took the survey this year (up from 192 last year)


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3.17.2008

"Run Son Run"




Mais uma campanha da agência Santa Clara Brasil.
Cliente: Fila Kids.

Test Your Awareness

um teste que pode ser visto como a explicação à necessidade de reposicionamento.
um paralelismo com a realidade muito realista, até nos podemos vestir de urso e fazer o moon walk (grande ideia, muito criativa), mas se não percebemos para onde olha o nosso público.... nada serve (aqui entra o planner).

3.16.2008

"Why great planners have to be dumb"



"Great planning starts with a clear brief -- a problem to solve, an opportunity to leverage. Without this, everything else is irrelevant.

To solve the problem, planners need information -- data, findings, results. They need this just like they need knowledge of psychological, sociological, and marketing theory. But great planning is about putting the three together to find the best way to achieve the goal. And scarily, the best way of putting them together isn't always by thinking about it. It often comes from indirect thinking.

Some of my best ideas come when I'm riding my motorcycle, watching a rugby match or working on a different client's problem all together. You have to catch the idea when it's unaware and not frightened off by the vigorous thrashing of your consciousness."


[Ler o artigo completo aqui]

A era da conversação




"Da Interrupção à Conversação" - Apresentação feita a convite da Meios & Publicidade, Pro-Digital 29 Fev. FIL Lisboa

"Vai pensado aí"



"Você é a favor ou contra o aborto?"
Campanha da Santa Clara, S. Paulo.

3.14.2008

Computadores do futuro

Ontem fui assistir à conferência sobre "Os computadores do futuro" na Fundação Portuguesa das Comunicações. Convidado principal prof. António Camara - mentor da Ydreams.
Curioso, havia tanta miudagem como malta velha. Os primeiros curiosos em saber por que experiências vão passar, os outros aliviados por saber que já não vão passar por isso...ou talvez não. Os computadores do futuro são os que vão desaparecer, ratos e teclados deixam de existir, tudo se resumirá a um screen (o futuro já começou). O ser humano vai ser aliviado de tarefas rotineiras para dedicar mais tempo à criação. Como em qualquer ciclo de progresso haverá o trade-off entre conveniência e violação de privacidade (big brother is watching you). A propósito, há quem diga que o Bin Laden só não foi apanhado porque não usa cartão de crédito.
Entre perguntas e respostas falou-se numa das maiores lacunas da nossa sociedade: saber definir problemas. Parece que andamos mais preocupados com a busca de soluções.

3.13.2008

100% "Consumer Oriented"




Uma forma bastante diferente de atrair consumidores!
/Sapataria algures no Porto, Março 2008

what is this? a micro series?!




ps: já fui ao blog posting settings->Add a blog/site mas parece que não acerto com o mail ou então com a password... como é que se contorna esta situação? Alguém sabe?

3.12.2008

Linguagem sms... inspira nomes para bebés!


A notícia é da Textually.org, e ao que parece, se já estávamos habituados aos nomes hippies como "Flores" e "Felicidades" da vida, e tivessemos já ouvido falar de bebés com nomes de marcas famosas como IKEA, Moet e Yahoo, ou mesmo uma tentativa de @, parece que agora é a influência da linguagem rápida e curta dos sms que determina a escolha do grande nome para os recém-nascidos! Lá fora já se ouve falar dos Alex-Zander, Cam´rom ou Ozkah... Uma tentativa dos pais darem aos filhos desde o nascimento algum destaque e um diferencial para o futuro!

Brand Organizer em Filofax

O Luis Jorge, ex-copy dos bons (tive o prazer de o conhecer ainda nos tempos da TBWA) voltou a ressuscitar o seu "Brand Organizer".

Leitura obrigatória aqui.

O que as marcas de cerveja não dizem



"Nobody's ugly after 2am"

-- Charles Bukowski --

Planeamento e C.ª




Uma «muito interessante» apresentação do Ken Fujioka, head of planning da JWT Brasil sobre planeamento estratégico, insights, etc.

Neuromarketing


Alguém lembrou-se de colocar a neurociência ao serviço do marketing e nasceu o neuromarketing. O neuropsicólogo inglês David Lewis, intitulado o pai do neuromarketing, estuda o cérebro humano há duas décadas para perceber como produzimos comportamentos e fazemos escolhas. Marcas como GM, Coca-Cola, Ford, Kodak já investem nesta tecnologia. Mas o âmbito da utilização pode ser alargado, por exemplo para conduzir campanhas políticas, investigações policiais, layout de supermercados...
Segundo David Lewis o neuromarketing vai tornar-se "a tecnologia mais em voga no mercado da investigação daqui a 5 anos". E em Portugal estará previsto para quando?

Planeamento Estratégico


Tenho como referência dois gurus no âmbito da estratégia e dos negócios. Um deles é o nosso querido Drucker com a sua complexa simplicidade de olhar o mundo e de o ver de maneira diferente. O seu pensamento transformador foi descrito em uma de suas famosas frases "The best way to predict the future is to create it."

E o outro é o Poncho, este cão cartoon, que sempre foi o meu guru espiritual. Descobri-o quando morava no Canadá, naquela época a trabalhar na Saatchi & Saatchi de Toronto. (Fiquei feliz em saber que vão fazer um filme com ele este ano).

3.11.2008

Filósofos I


"A diferença entre o nascer e o morrer é um fatinho e um par de sapatos."


- Belmiro de Azevedo, Filósofo Português

na sequência..

... do post anterior e do papel do planner na agência, vale a pena ver este spot:
http://www.youtube.com/watch?v=UikphC4Yiek



(peço desculpa mas estou a tentar encontrar a password para o post do video directo aqui)

Meet Mr and Mrs Average

Grupo Gallegos

Vale a pena a dica do Sérgio: a agência que criou para Foster Farms

http://www.grupogallegos.com/

O Jerry é que sabe



"Did you ever wonder why dogs have no pockets? It's because they have no money, but somehow they manage to get by."

DesPrevençâo Rodoviária


Francamente nâo sei bem o que dizer da comunicaçâo da Lamborghini.
Andamos a gastar milhôes em campanhas de segurança e paz na estrada e estes "manos" aparecem com um "Every Weapon Needs a Master".
Qual é a ideia?! Transformarem o feliz proprietário de um destes automóveis no Bruce Lee da estrada? Fomentarem o Jiu-Jitsu no alcatrâo? Bom... enquanto pensam ou fazem um Focus Grupo sobre o tema vou ver se alguma agência milionária do Dubai cai no conto do vigário e me contrata com um Murciélago branco como carro de serviço... matricula a dizer "Born to Kill (Fast)"

Movement for real fresh chicken

Eu acredito que a campanha por beleza real de Dove
foi um dos melhores posicionamentos criados nos últimos tempos.
Na boleia do filme canadiano "Transformation", Grand Prix em Cannes, a Foster Farms fez uma paródia que tem muita piada.

video

In a galaxy far away…

Eric Ryan e Adam Lowry da Method

Numa galáxia muito distante da nossa, existem empresas realmente inovadoras. Empresas que arriscam, que criam tendências e que mudam os paradigmas de negócio. A revista Fast Company fez uma lista das 50 mais inovadoras. Além dos suspeitos do costume, existem empresas com a Method (na fotografia) que são verdadeiras revoluções em mercados tradicionalmente conservadores.

"MyHappy Meal"



E se a divulgação e comunicação das novas embalagens do Happy Meal da McDonald's estivessem a cargo da pequenagem?

Pois foi precisamente isso que a TBWA\Neboko na Holanda fez. Foram distribuídas pouco mais de 1 milhão de embalagens completamente brancas pelos restaurantes e "crayons" para a pequenagem customizar e dar uma visão mais colorida do universo Happy Meal.

Integrada nesta acção foi igualmente criado um website com dicas e sugestões de desenhos, cores, etc.

3.10.2008

As Piores!!!

As Piores Capas De Discos


From: mymessias, 3 weeks ago





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Frozen Grand Central Station



Não é o melhor programa
para um sábado frio.
Mas a ideia é gira.
http://improveverywhere.com/2008/01/31/frozen-grand-central/

Desmistificações

"Myths about account planning"

1) Account planning is the solution to the advertising industry's malaise. (While account planning can strengthen an agency's creative product, no one discipline can solve all of the problems of an agency.)

2) Account planning leads to breakthrough creative. (Account planning does provide the background and consumer research to develop creative work, but breakthrough creative is a result of a superior creative staff.)

3) Account Planning is the key to winning the new-business pitch. (Pitching is a "team sport" that requires all of the departments of an agency to work together.)

4) There is a process for account planning. (There are numerous ways to execute proper account planning; Intuitive skills, a passion for advertising, and personal involvement are all essential and are a good place to start.)

5) Account planning is a continuous process. (Advertising is expensive!)

6) Account planning is new name for research, qualitative or otherwise. (Research is only one of the tools that account planners use to discover insightful information.)

7) Account planning and research departments can coexist. (Each department must have a clear definition of its role and must know who is in charge of whom.)

8) Clients like account planning. (They LOVE it - if it is free).

9) Account planning is the role of the account planner. (Good solutions can come from anywhere or anyone.)

10) Account planning is glamorous. (It is fun as well, if you have the passion to fight for your beliefs.)

11) Account planners sit in the room while the ads are made. (The account planner must articulate strategy to the creative team before the ad is created.)

12) Good account planners are hard to find. (Account planners can come from all backgrounds and disciplines.)

13) The best account planners are English. (No particular culture. race, religion, sex. or national origin is better at account planning than another.)

[Fonte: "Account Planning" in Wikipedia]

Esquirepanha


Foi lançada finalmente a versâo Espanhola da mítica Esquire... e a um interessante preço de 2,95 €. OLÉ! Esperemos que aconteça em breve o mesmo em Portugal. A ver se os executivos nacionais e a nossa classe política aprendem alguma coisa e se começam a vestir um bocadinho melhor.

Que bom seria se largassem os sapatos quadrados à frente... e os típicos fatos de 3 botôes em cinzento "alcatrâo", estilo "pica / revisor" do Alfa Pendular...
Ficamos todos à espera.