12.29.2008

Quem é a pessoa mais influente do Facebook??!!

Falando em redes sociais, e no poder que elas podem para as marcas que as souberem usar convenientemente e não intrusivamente, vejam o que o Google tem na calha:
O Social Networking Ranking: contam lançar brevemente uma tecnologia que fará o ranking das pessoas mais influentes em sites de social networking. Coisas tipo: a quantidade de vezes que fazemos posts nos profiles alheios, o sucesso que temos a fazer novos amigos, a capacidade que temos de fazer os outros leverem ou verem o que nos "postamos". Imaginem tudo o que se poderá fazer depois disto!!!!!!!

Valerá a pena ser Global?

Enquanto assistimos à transformação do mundo numa grande aldeia global, vemos cada vez mais o agrupamento de pessoas em tribos, grupos que valorizam essencialmente os valores locais. Falo de uma tendência que começámos a assistir há já algum tempo mas que agora assume uma dimensão cada vez mais importante. Enquanto há alguns anos a nossa identidade social (local) foi gradualmente substituída pelo "ser global", é a vez de agora assistirmos ao chamado back to basics - pessoas que valorizam cada vez mais a sua cidade, o seu bairro, o que é produzido na sua terra... não sei se já ouviram falar da iniciativa italiana Zero km em Itália (ajuda aos agricultores locais e btw uma grande ajuda ao ambiente)?? Ou o projecto agro do Intermarché??


Quando analisamos este panorama, as marcas nacionais podem ver aqui uma grande oportunidade de crescimento, para não falar que com a crise mundial podemos aproveitar o sentimento de insatisfação com a economia global e canalizá-lo para melhorar a nossa economia...



Este Post vem a propósito do livro de Nigel Hollis (vice-presidente da Millward Brown) -The Global Brand. Neste livro, Niguel mostra que o nível de envolvimento com os consumidores diminui em função do número de países em que a marca actua. Isso acontece, segundo Hollis, em função do fortalecimento das identidades nacionais e regionais, o que garante às marcas locais vantagens consideráveis frente às que são obrigadas a manter um posicionamento simultaneamente relevante para distintos grupos sociais, distintas culturas.
Por sua vez, as marcas globais também possuem um grande desafio - a capacidade de se integrarem às culturas locais, adaptando seus produtos e comunicação aos gostos e orçamentos dos consumidores dos países onde actuam.

Não vendo, mas recomendo.

Bom ano 2009.
Mag.

Greater Chicago Food Depository: Spaghetti

12.23.2008

Volta e meia, parece que sentimos a necessidade de nos focar ;)

"The challenge for planners is to come up with platforms for ideas that have power in today's communication environment, they have to understand the context in which communication now works, without that, all the discipline in the world counts for nothing. Overall, the role of Planning is to inspire brilliantly effective work. What this requires in 2008, is different to 1998 and will be different again in 2018. The discipline needs to evolve, not look backwards. It needs to take from the best from the past and build upon it, but it also needs to find new tools and new techniques to remain relevant".

planning old school or new school

12.22.2008

"Planning Needs Planning"



Apresentação do Gareth Kay (Modernista!) na Conferência
do Grupo de Planejamento 2008.

12.19.2008

WHAT WOULD BE FOR YOU AN ABSOLUT WORLD?

http://www.youtube.com/watch?v=8vswNliLmt0&eurl=http://intladvertising.blogs
pot.com/2007/10/absolut-world.html&feature=player_embedded

Este filme foi feito em 2007 pela TBWA\CHIAT\DAY

Deu agora lugar a uma plataforma de colaboração de artistas em www.absolut.com/iaaw
a absolut foi pioneira no trabalho colaborativo com artistas, tendo começado a sua interpretação da garrafa com Andy Warhol em 1985.

A diferença é que a marca evolui de um território de interpretação da marca através da forma da garrafa, para uma plataforma de o mundo visto pela absolut "IN AN ABSOLUT WORLD". para verem as já várias execuções desta campanha, vão ao google e coloquem "IN AN ABSOLUT WORLD", e verão já imensas execuções.

O objectivo final, é fazer com que as pessoas, o consumidor, entrem em debate sobre temas do dia a dia e reflictam sobre como seria um mundo absolut.
As visões do consumidor sobre o mundo absolut.
Vejam, o site está lindo, e também podem submeter as vossas visões :)

12.17.2008

From the Customer Service Team, with love

Hoje podia ter perdido a fe no marketing. Mas ainda nao. Hoje perdi a fe no bom senso.

Recebi um mail da easy jet com o subject: Customer Experience TeamYour booking reference: EDVG4X7. Important passenger information.‏

Como ha uns meses comprei uma viagem para o meu irmao, abri o mail que dizia:

Important Passenger Information- Tax Payment Required

We are writing to inform you that unfortunately we have had to increase the communal tax (similar to APD, Air Passenger Duty) applicable to all flights departing from all Italian airports, by €2.

This is the result of a change in the decree n.166 of 27/10/2008 approved by the Italian Authorities. Please click here to the Ministry of Finance site where the specific decree is published.

Although easyJet strongly disagrees with this surcharge, we have to collect this amount from our passengers, including those who have booked a flight from Italy prior to this law coming into force. This also, regrettably affects passengers who have already travelled with us. Unfortunately as you will be aware as per our terms and conditions if taxes and charges outside of our control are raised, we are obliged to pass on the cost to you the customer.

To make this payment, please click here . Alternatively, you can log into your 'My easyJet.com' account by clicking here and make your payment there.

Once again we would like to apologise for this situation which unfortunately is beyond easyJet's control and we are looking forward to welcoming you onboard an easyJet flight in the near future.

Kind regards

Customer Experience Team


Em 2 segundos, deixei de apagar o spam do meu hotmail para responder ao mail que dizia "do not reply" a unica coisa que me passou pela cabeca, com copia para o meu irmao:

this has to be a joke. you're out of your mind.

Quando recebeu o mail, chamou-me no msn (o meu irmao, claro, nao a esayjet) e chegamos a conclusao que isto era uma fraude, que alguem tinha preparado um esquema para aldrabar os clientes da easy jet.

Armada em activista, decidi ir procurar um mail oficial da easy jet para avisa-los sobre a suposta fraude que alguem estava a fazer a custa da empresa.

Antes de descobrir o mail (que nao e nada facil), reparei que uma das FAQs, alias a segunda, dizia: New Italian Airport Tax - Payment Required Prior to Departure.

Entrei e li o mesmo que me tinha chegado por mail... Continuo sem conseguir acreditar que uma empresa do seculo XXI, com um plano de negocio inteligente, pode meter o pe na poca e achar que os clientes vao achar normal pagar 2 euros de imposto por um bilhete ja comprado e usado!

Adorava que alguem me explicasse que isto afinal e uma tactica brilhante e que eu e que nao percebi nada. Mas o mais provavel e que eu depois acordasse.

Um dia depois de o HSBC me ter cancelado os cartoes sem sequer um aviso so porque uma carta que me mandaram foi devolvida, nao sei se rir ou chorar quando penso em customer service. Entao quando leio o mail da easy jet assinado Customer Experience Team, o ingles converte-se em chines, e o bom senso e eliminado de todas as linguas.

Shfg bgyfg jhhgy?

A outra versão



Whopper FREAKOUT! (Ghetto Version 2.0)

12.16.2008

Os virais mais virais de 08.

http://www.brandlife.es/noticia.asp?ref=1074

Mais um

The Razorfish Consumer Experience Report 2008

Mais um entre tantos. Sinceramente nao consegui ler todo, mas acho que vale a pena dar uma vista de olhos.

12.15.2008

Digital Bites


Factos, verdades, insights sobre os consumidores e a web.
http://www.will-lion.com/digitalbites/
http://www.flickr.com/photos/lynetter/tags/onlinedevslides/

"Brand Innovation"



Já tem 2 anitos, mas vale a pena rever esta entrevista do John Grant.

12.11.2008

Playing For Change

Vem o Natal e aparecem os projectos comunitários, este reune musicos de todo o mundo, e é a proud partner of (product) RED.
Nice, very nice indeed.

12.10.2008

Há sempre que parar e reflectir

Terapia solidaria contra aquele amor que ainda te parte o coração


Genial a ideia!

Según un estudio elaborado por el portal de contactos Meetic, el 80% de los solteros estaría feliz de poder deshacerse de todos los recuerdos del amor pasado, que son, según afirman los propios afectados, sus fotos (40%), cartas, correos electrónicos y SMS románticos (30%), joyas (15%), peluches (10%) y recuerdos o tickets de eventos (5%).

Precisamente para ayudar a esta catarsis y contribuir a que muchos solteros den un paso adelante, el próximo jueves 11 de diciembre Meetic organiza “De patitas en la calle”.

Ese día, entre las 12:00 y las 20:00 horas, aquellos que quieran olvidarse definitivamente de sus ex-parejas, tendrán la oportunidad de deshacerse de todos esos recuerdos, a través de un balcón desde el que irán a parar todo tipo de objetos que posteriormente serán reciclados o donados a la ONG OSCUS y a la Fundación Bip-Bip.

Además, para animarles a comenzar una nueva etapa en el amor, todos los participantes recibirán un bono con acceso gratuito a la web durante siete días.

12.09.2008

Para quem não foi...

Aqui ficam algumas fotos do evento de lançamento do X anuário do CCP e de alguns momentos da conferência do Russell Davies (pelo fotografo Nuno Martinho, uma amável cedência do Jornal Briefing).


Obrigado a todos pelo feedback e pela força que deram! :)











12.08.2008

Remember not to buy a Megane ever



Remember when you said you'd never buy a Renault? Mas que raio de slogan e este? Lembras-te de todas as promessas que fizeste e nao cumpriste, todos os sonhos que foram pelo cano abaixo? Todas as certezas que perdeste? Todas as parvoices em que acreditaste? Este anuncio deprime-me...

It's time to change porque? Para te sentires um anormal que da o dito por nao dito?Porque e uma evolucao natural deixar de ter certezas?

Se calhar estou a delirar, mas so consigo imaginar um brief do cliente a impingir um estudo da MB que diz que 40% do mercado afirma nunca ter pensado em comprar um Renault...
E para variar, a fazer finca pe para que o insight esteja la. "Tem que estar, para o consumidor se identificar, entao? Se nao como vao saber que e para eles?".

Se calhar estou a mesmo delirar, mas nao vejo outra razao para uma agencia sair-se com esta...

"No mentirás"



“Marcas como Sprite con “Las cosas como son”, Absolut con “Cut the crap”, Dove con “Belleza real”, Reebok con “Viejos”, y Ford con “Dar la cara”, han sabido establecer el vínculo con sus consumidores a través de mensajes centrados en la verdad de las cosas, restableciendo así el valor que tiene la honestidad y la autenticidad hoy en dia.”

Basicamente “cut the crap”!
Numa altura em passamos por uma crise de valores, de pessimismo, cepticismo e desconfiança, é natural que as Marcas que tenham este tipo de discurso suscitem maior empatia e envolvimento por parte dos consumidores.

[Fonte: Knowledge JWT Latinoamérica]

Jean-Paul Gauthier Evian

Uma resposta de um blogger a uma agua sabor Jean-Paul Gauthier:

thats so fucking stupid what a waste of time and money its just more bullshit product placement what the fuck does jean paul gauthier have to do with water like honestly people are so fucking dumb.


Nao posso deixar de concordar.
(apesar disto nao ser product placement)

You're all losers



Realmente os Simpsons sao geniais. Fiquei a pensar se a historia nao se esta a repetir.
E se nao estaremos a precisar de outro martelo...

12.05.2008

BUY MY SHITPILE, HENRY!


With our economy in crisis, the US Government is scrambling to rescue our banks by purchasing their "distressed assets", i.e., assets that no one else wants to buy from them. We figured that instead of protesting this plan, we'd give regular Americans the same opportunity to sell their bad assets to the government. We need your help and you need the Government's help!

Use the form below to submit bad assets you'd like the government to take off your hands. And remember, when estimating the value of your 1997 limited edition Hanson single CD "MMMbop", it's not what you can sell these items for that matters, it's what you think they are worth. The fact that you think they are worth more than anyone will buy them for is what makes them bad assets.


http://www.buymyshitpile.com

12.04.2008

Osama Bin Lego...


Que sonho...

A Lego acaba de causar a polémica do Natal ao lançar a sua colecçâo Warriors.... onde vem um pequeno terrorista árabe...

Muitas crianças Ocidentais vâo fazer de Bush na noite de 24...

Como diria o apresentador Datena no programa "Brasil Urgente" .... - "Tem que meter bala nelessss"

Parabéns Lego...

Ou tudo bonito ou tudo feio

An advert for Barnardo’s children charity is being investigated by the ASA after attracting nearly 400 complaints.
The advertising watchdog is investigating whether the advert has breached its codes for taste and decency.




Nao percebo bem estes ingleses. Entre a falta de frontalidade social e a dureza das campanhas sociais, fica a esquizofrenia...

12.03.2008

Movember



Durante o mês de Novembro deixaram crescer o bigode e no final juntaram dinheiro para a causa do Instituto de Ajuda ao Cancro da Próstata.

Movember