10.30.2009

Softwareburger

De tirar o chapéu... duas marcas que eu não gosto, que eu não consumo... inovação no produto, link inteligentíssimo entre dois mundos completamente opostos. Clap Clap

10.29.2009

Big Brother is Watching You VS. God Bless the Internet

Hoje no Diário Económico vem um artigo sobre Augmenting Aerial Earth Maps with Dynamic Information (augearth).

O potencial parece enorme, entre o assustador e o deslumbrante. Mas aqui outras questões se colocam... Big brother is watching you? Ou trata-se apenas de cada vez mais a tecnologia nos ajudar a replicar o mundo dentro do nosso monitor, onde podemos manipular os outputs?
Neste campeonato da pixelização, ainda prefiro o mundo real.

Crise, novos modelos, novas agências



Este artigo do NY Times "Despite Downturn, Bold Moves and New Techniques" diz tudo.

Entretanto aqui ficam as boas-vindas à Victors & Spoils, a 1ª agência mundial baseada apenas em técnicas de «crowdsourcing».

10.28.2009

Contas pagas?

Eu sou quase viciado na web, sempre andei muito por aqui, mas sempre me achei em dívida com o que ela me oferecia. O dívida se tornou concreta quando estava em uma viagem e não sabia onde jantar... Trip advisor me mandou para um restaurante maravilhoso em Baiona, afastado da confusão turística, uma casa na colina com vista para toda a cidade, perfeito, o dono era o ex-chef de um dos melhores restaurantes da região, prometia. Não foi a primeira vez que a rede me da um presente desses e certo de que não será a última, mas esse episódio me fez ter vontade de contribuir mais, passo agora a me perguntar como posso somar, trip advisor foi o primeiro a ganhar posts meus, começo a postar também no wowwiki (wiki de quem joga World of Warcraft). Acho que foi minha passagem do egocentrismo pro masscentrismo :D

Afinal sempre estive usando a rede com ferramentas com o usuário no centro. Blog, forum, facebook, twitter... acho que o ffffound é onde se assina menos o post, não tem seu nome estampado falando:"Olha fui eu!". Mas existe uma rede sendo construída por pessoas que realmente se importam em pagar a sua dívida com a rede, me fez lembrar desse video, meio que recente do TED onde Jonathan Zittrain fala disso:



Eu resolvi escrever isso aqui por um motivo, uma missão: Conhecer as revistas independentes de portugal... Por isso resolvi apelar para a rede. Nada melhor para começar a pesquisa que um hub como esse aqui.

Dicas nos comments, sff!

Mais Microsoft. E melhor!

Exemplo dos novos screensavers do Windows 7. Vejam mais aqui.

Planeamento ad-hoc

"The clients are looking for the wrong things in planning, rather than the good things. They're looking for the post-rationalization of power point charts, rather than the brilliant piece of inspiration that helps them with the business forward."
- Gareth Kay, Goodby & Siverstein in PSFK "Spur"

10.27.2009

Medias Sociais vs ROI



O assunto é bem complexo e no primeiro momento até pensei que o Mashable fosse ter uma resposta milagrosa para a questão, mas não. Fala o que já é obvio para quem vive de perto as mídias sociais, mas a leitura vale, e muito!

HOW TO: Measure Social Media ROI

Microsoft vs Apple


Continuando a discussão, a Apple está demasiadamente arrogante. Gosto da campanha Mac vs. PC, mas o que é demais enjoa. Já não é o ângulo certo para fazer frente ao Windows 7, que reúne um certo consenso que já não é abalável.
Aqui fica a excelente campanha da Crispin Porter + Bogusky para o 7.

Lipovetsky e o hiperconsumo



Gilles Lipovetsky, "A felicidade na sociedade de hiperconsumo" hoje às 17h na Gulbenkian.

10.26.2009

"Managing the brand"


A seguir ao sexo, a nostalgia vende

Hoje no Público chamou-se à atenção o artigo dedicado ao novo "Lego rock band" com Blur e David Bowie. Confesso que nem sabia que já havia semelhante jogo... Segundo o artigo, os bonecos da nossa infância vestem a pele de vários segmentos: rock tradicionalista (digamos boomers idealistas) - Tom Petty e os gigantes Queen (alguém ouviu a palavra nostalgia?), mainstream redondinho (The Police, Foo Fighters) e pseudo alternativo (Vampire Weekend e The Coral).
À convergência de conteúdos de entretenimento (já batido - há lá coisa melhor do que ver um saudosista a jogar Guitar Hero na Fnac?!) junta-se então o saudosismo dos bonecos da nossa infância... Antevejo alguns pais a comprar prendas de Natal aos filhos para si próprios...

10.25.2009

Comunicacao absoluta ou relativa?

Quando é que uma marca precisa de atacar a concorrencia para vender? Quando não tem nada para dizer?
A Apple continua a desiludir-me com o género que adoptou...



Já a Microsoft começa a surpreender-me!

10.23.2009

The Men / The Myth

Existem sempre uns gurus para os quais olhamos e sentimos ambuguidade de sentimentos. Por um lado a humildade de saber que temos imenso para aprender com eles, por outro o desapaixonar dos nossos tempos, quando já nada parece ser assim como era no tempo deles.
Numa série de 4 pequenos episódios, Wolff + Olins falam de como criaram a WO, da separação, da cultura empresarial, do sentimento com que apreciam a nova geração.
Um inside look nos homens que criaram o mito.
(episódio 1/4)

IKEA útil


[Clique na imagem]

Uma aplicação para telemóvel bastante útil. Através do mesmo os clientes agora podem ver como fica a sua sala ou quarto com aquele móvel.

10.22.2009

Knock, knock...

Primeiro post por aqui, a responsabilidade não é pouca.

Como aqui se fala de bem pensado e mal passado, acho que escolho abrir com uma coisa simpática, cliché e um tanto quanto cheesy:



Já que trabalhamos com a arte de garantir que as coisas funcionam em um mundo onde o erro passa a ser cada vez mais importante vou aproveitar para dividir aqui as minhas pequenas certezas e grandes dúvidas.

10.21.2009

"Only In a Woman's World"



Nos Estados Unidos cerca de 80% das decisões de compras são feitas pelas mulheres (quelle surprise!). Vai daí a Frito-Lay (grupo Pepsico) decidiu lançar uma campanha multimedia entitulada "Only In A Woman’s World” com o fim de convencer as mulheres de que as batatas fritas e snacks não são um produto exclusivo do homens amantes de cerveja, Super Bowl e afins.

10.19.2009

"A azia do MEC"

>

"Já tentei comer McDonald's - mas não consigo; são moles e espapaçados; dão-me azia. As batatas fritas de pacote também não me caem."
- Miguel Esteves Cardoso, Revista do Jornal i, edição n.º 141

Não sei porquê mas vejo aqui várias oportunidades de RP e de activação:
a) A McDonald's aproveita a deixa do MEC e prova-lhe o contrário mediatizando a acção.
b) A concorrência, tipo a Burger King ou outra cadeia de fast-food, vai à boleia e responde primeiro fazendo algum buzz ("Sim o MEC tem razão, tem que provar os nossos").
c) A Alka-Seltzer ou qualquer outro digestivo chega-se à frente.

Como diria o Trevor Beattie (ex-CCO TBWA London): "the future belongs to the fast".

"Connections Planning"

Power to the People


Estudo da Universal McCann - Wave 4 - Social Media Tracker, 2009.
Podem fazer donwload do estudo aqui.

> Content Creation
> Content Sharing
> Content Concentration


10.16.2009

O Bom, o Mau e o Vilão

Público - Mulheres reaisivs/imodelos ideais

Shared via AddThis

10.14.2009

Use Fun For A Change

quando há comportamentos que são difíceis de mudar, um reforço "divertido" pode dar resultado e até alegria para quem o faz.
vamos ver o que podemos fazer para levar os condutores a parar nas passadeiras... ;)

10.13.2009

"The Future of Shopping"

Digital Love

Está a provocar alguma celeuma, mas eu acho que é só falta de sentido de humor....

via Mashable - http://mashable.com/2009/10/12/amp-before-you-score/

Retro Digital

10.12.2009

Mais uma viagem...desta vez, O2



Adoro estas campanhas que nos obrigam a visitar o site para perceber mais do que se trata. A campanha é da operadora 02, para promover um tarifário "pay & go".


10.09.2009

O Espectacular Caso do Pingo Doce

não vou dizer se gosto ou não da nova campanha do Pingo Doce.
o que quero comentar é o fenómeno que está a acontecer nas redes sociais.

a primeira vez que vejo algo assim em Portugal. já conhecia os exemplos da Motrin e da Tropicana, mas este está a tomar uma dimensão fantástica.
os comentários são gigantes.
http://www.ptfolio.com/2009/10/07/pingo-doce-venha-ca/

e até já existe o grupo de facebook que desde ontem (com 70 elementos no grupo) já possui agora 652 elementos (a campanha foi para o ar dia 8/10 à noite!!!). todos a manifestarem-se contra a campanha.
junta-se a isto um quizz e uma tshirt do grupo e os comentários do Twitter.



Aguardo com ansiedade novos desenvolvimentos ;)

Planners Future: Broadening or Narrowing?

How do you see our (successful) future as planners:


1) Broadening: planners rebranding - Planner's dead, long live the Strategist -not discipline freak but an holistic brand master (adverting + pr + digital +...). This brand & communications generalist becomes the ultimate mind that builds a strategy for especialists to implement (the advertising guy, the pr guy, the digital guy,...).


2) Narrowing: the advertising planner, the pr planner, the digital planner... Each one becoming an expert and an especialist of a discipline.


3) This doesn't make any sense.

1,2,3 ?

Dar um desconto

As marcas há muito tempo que comunicam assim, e todos sabemos que não é fácil mudar mas se calhar já é altura de começarem a pensar em soluções de comunicação alternativas.

10.08.2009

The Michelin Man Defeats the Evil Gas Pump

Era uma vez...

O Bib da Michelin que perdia peso, e tornava-se num super herói, a lutar contra as malditas gasolineiras.

A internet é o ópio do povo


theblogpaper é o primeiro jornal user generated, que compete directamente com os jornais gratuitos londrinos, sendo distribuído nas estações de transportes públicos. No seguimento do London Evening Standard, que virou gratuito, estamos, sem dúvida, perante uma verdadeira mudança de paradigma.

Resumo do artigo de hoje da PSFK:

The paper was born from theblogpaper site – a conceptualised online space that allows for users to submit articles and photographs to have them discussed, commented on and potentially printed in what is now a weekly publication. Handed out by polite young chaps at train stations across the capital, theblogpaper effectively combines the mediums of print and digital to create a balance between who controls the media by shifting power from ‘the few’, and then by returning it to ‘the many’.

Em Portugal, o jornalismo user generated já existe desde os programas "Nós por Cá" ou foto-user-jornalismo (julgo que começou na Visão). O i tem também um repórter i e a Pública sugere que o leitor faça remendos e acrescentos às suas peças.

E claro, a Wikipedia com o volume e a escala que tem. E com a Wikipedia como benchmark, comprovámos que informação é poder e que poder é da família de manipulável...

10.07.2009

Violent Candies


Lá se vão as sombrinhas de chocolate.
Fonte: Jornal Metro 07/10/09

Paul Smith + Evian



"Life is about living young"

10.06.2009

Mais uma viagem da Diesel

10.04.2009

30 anos depois


o número de canais aumenta na directa proporção que a audiência diminui

Fonte: Comunicadores

10.01.2009

A Necessidade é a mãe da Imaginação

Foto tirada na semana passada em Londres, num café/cybercafé. Os sumos e os batidos são, aparentemente, a estrela do bairro.