7.21.2008

Grandes verdades

"In the absence of great creative, planning will never make the work better."

-- John Steel in 40 Years of Planning
(evento da JWT realizado há semanas em Londres)

16 comentários:

Anónimo disse...

O planeamento deve fazer um bom trabalho antes para que, então, possa surgir um bom trabalho criativo. Esta frase do John Steel, parece-me, tem uma ordem de raciocínio invertida. De qualquer forma, seguindo o lógica de raciocínio, uma boa argumentação na construção da apresentação da campanha pode, decididamente, melhorar o trabalho. São estas as duas leituras e abordagens que posso entender nessa frase. De outra forma, a frase é estúpida.

Anónimo disse...

o planeamento deve ou não fazer «criatividade»?

Anónimo disse...

O planeamento em Portugal basicamente faz power points bonitos e pós-racionalizações. Depois há um ou outro que tentam fazer coisas diferentes e puxar pelos clientes e pela agência.

pmg70 disse...

O Planeamento é criativo quando se constitui como tal... qd apresenta algo de novo, ou então é mais do mesmo, como diz o bino lade - q é o comum...

Tenho comigo 6 propostas de 6 grandes da nossa praça (aqui presentes neste blog), para um produto e cliente que n vou citar e a verdade é que à parte os conceitos, as apresentações, defesas e estrutura saíram todas da "mesma turma".
PG

miguel bacelar disse...

o planeamento em portugal faz o que pode (ou seja maravilhas) com os (parcos) recursos que tem....

e nao me venham com a tanga de ir para a rua com uma câmara na mâo perguntar "fruta ou chocolate?"...

porque jà nao engana nenhum cliente...

pmg70 disse...

Miguel,
tens toda a razão no que dizes mas o bino lade também e eu também já q n falo por falar.

Flip disse...

Mas...

In the absence of great planning, creativity will never make the work better.

Em Portugal pelo menos os power points são bonitos...há sitios onde nem isso!

pmg70 disse...

Flip
O problema é mesmo esse... são bonitos. (ponto)...(os q são) Quando deveriam ser um reflexo dos conceitos que comportam... Um bom plano de estratégia deveria ter como complemento a campanha e não o contrário. Deveria ser "quase dispensável" ver a campanha.
Sabemos, q qq cliente q assista à apresentação de uma estratégia e depois de já ter assistido às mesmas conclusões dos teus concorrentes (q foram iguais às tuas), aquilo q pensa é:
- Despacha lá essa merda e mostra a campanha!
Ou isto é mentira?

PG

hidden persuader disse...

De uma forma geral podem sempre existir 3 cenários possíveis:

1) A estratégia, a visão para a marca e o brief são bons, mas a execução criativa não acompanha.
2) O brief não acrescenta nada de novo e os criativos "fazem milagres" com a informação que dispõem.
3) A estratégia e a criatividade estão em sintonia e juntas produzem boas campanhas - originais, frescas e relevantes para o target.

O Sr. Pat Fallon (um dos fundadores da Fallon, não confundir com o Sr. inglês da BBDO) resume bem esta discussão num aforismo:

"Brilliant execution without strategy is irrelevant, but brilliant strategy without brilliant execution is invisible."

pmg70 disse...

Deixo aqui uma sugestão para os caros colegas estrategas:
Que tal deixarem o powerpoint em casa e da próxima vez (caso se justifique Miguel), apresentarem, não uma proposta "às partes", mas apresentarem um filme.

Esse filme não seria mais que o todo, ou seja, mostrarem a história, a estratégia, a ideia, a campanha in loco. Fazerem a simulação do que SERÁ aquilo que o cliente e agência querem.

Por outras palavras: caro cliente, a história que vai ver é a do seu produto para o próximo ano.
Sem mais explicações.
PG

Anónimo disse...

Eu até já vi uma dessas PMG70, e até hoje não se viu resposta do cliente... O PE em Portugal está em evolução e já faz muita coisa!quando chega à hora de criativos e accounts pedirem ajuda, a quem é? new business? inovação? os tais ppts bonitinhos com sugestões de produtos e serviços inovadores de quem partem????

pmg70 disse...

Anónimo,
O que sugeri seria para Clientes q valham a pena.
Qt à questão do "a quem os criativos pedem ajuda", é uma questão mal formulada, que vai dar a um debate já tido neste blog: pq é q alguém tem q ajudar alguém? Parece aquela do gajo q acha q é muito bom marido pq até ajuda a mulher em casa...
O mal começa aí; as grandes agências são tão estratificadas e piramidais q aquele que enfia o atacador no sapato n é mesmo q o aperta.
E pq não todos os departamentos estarem envolvidos desde o briefing à produção?

PS: ... mas tb percebo o q dizes

Abraço
Pedro G

Flip disse...

Como é que vocês conhecem os conteúdos dos Powers Points dos outros?

strange...

Anónimo disse...

os power points dos planeadores e há muitos espalhados pela net não fogem muito ao padrão imagens + triângulos, setas e círculos. os dos accounts é por bullets, os criativos ... não fazem, não precisam.

Flip disse...

Dá-me lá os endereços desses powers points espalhados pela net. Tenho muita curiosidade em ver o que os outros planeadores portugueses andam a fazer (mesmo que sejam maus mas bonitos, como dizem).

Só acho estranha essa generalização, sem sequer conhecerem o trabalho que se tem feito...

pmg70 disse...

Flip,
Obviamente não me refiro ao todo mas ao muito do que é feito.
Qt ao como se conhecem os conteúdos da concorrência, DEPOIS DE APRESENTADAS... estás a ser ingénuo.

Achas mesmo que os clientes fazem segredo? Que não consultam meio mundo?