No Eurobest os seminários do festival puseram lado a lado, e em plano de igualdade, dois mundos que à partida teriam tudo em comum mas que por terem aparecido em alturas diferente tem muito pouca haver um com o outro: As agencia digitais e as “tradicionais”.
Deste confronto pôde-se retirar as diferenças que estão na base duma abordagem distinta à comunicação.
Como forças das agencias tradicionais temos a estratégia, o storytelling (capacidade dos criativos para contar melhores histórias) e estar normalmente mais perto da decisão no cliente. Já a maior fraqueza é utilizar, quase sempre, como ponto de partida uma ideia para a tv – as agencias tradicionais estão apaixonadas pela tv.
As agencias digitais têm a sua maior força no facto de estarem a tentar criar um novo nível de storytelling não baseado no spot de 30”, usando todas as armas disponíveis hoje em dia no universo digital. E têm como maior fraqueza a falta de criativos que tenham a capacidade de contar história mais envolventes. Outro ponto negativo é estarem ainda muito longe do briefing original, fazendo com que a maior parte das vezes recebam já conceitos criados inicialmente para a media tradicional e tenham menos dinheiro para criar e implementar as suas ideias.
Outro tema muito falado foi a necessidade das campanhas terem continuidade, não acabarem com plano de media. Para criar este momentum são necessárias ideias pertinentes, úteis, surpreendentes e acima de tudo relevantes para a vida das pessoas. O modelo do monologo (finito) está esgotado, o futuro reside no dialogo (continuo), na conversa entre marca e consumidor que se estende no tempo. É a diferença entre uma jogada de bowling e uma de pinball. Num jogo de bowling temos um shot, a jogada pode ser melhor ou pior mas acaba ali. Num jogo de pinball a jogada prolonga-se no tempo vai e volta, obriga-nos a responder, reagir rapidamente e quanto mais tempo conseguirmos manter a bola em jogo, mais pontos acumulamos.
Durante o festival estes temas fora considerados os dois pilares da comunicação actual.
Uma ideia forte no centro de toda a comunicação vs. spot 30” como inicio
E continuidade...a campanha não pode acabar quando acaba o espaço de media - bowling vs pinball.
Não será totalmente novo, mas foi muito interessante ver vários exemplos de como a teoria funciona na prática.
1.05.2009
Pinball Wizard
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1 comentário:
é um tema actual e interessante.
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