Há livros que são autênticos clássicos e que marcam a nossa maneira de pensar e trabalhar marcas.
Do "Disruption" ao "Truth, Lies and Advertising", "Under the Radar", "Strategic Advertising", "Hey, Whipple, Squeeze This" etc.
Mas existe um livro escrito há mais de uma década que vale a pena reler e revisitar, pelos seus valiosos insights e relevância actual, esse livro é o "Eating the Big Fish" do Adam Morgan, ex-planeador (TBWA\Londres) que observou e sistematizou os "8 Credos" das chamadas "marcas challenger".
Ficam aqui os 12 tipos de marcas desafiadoras existentes, que vivem além da estereotipada imagem do "David VS Golias".
11.30.2009
"Eating the Big Fish": uma década depois
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5 comentários:
Muito bom obrigado Sérgio.
Top, "roubei" ao meu chefe mas ainda não li...
O problema é que todas as marcas querem ser disruptivas e desafiar os líderes estabelecidos, mas poucas tem coragem para o ser. Então em Portugal, é para esquecer - não está no ADN da maioria dos dir. de marketing.
eu q n simpatizo com a partners dou-te o braço a torcer neste post, Sérgio.
Este livro é uma relíquia. ainda bem que em Portugal há mais quem o tenha lido :D
mais posts, deste género, são sempre bem-vindos.
O mais irónico de tudo é que as marcas incumbentes ou líderes querem ser como as marcas «challenger». As marcas «challenger" não querem ser como as marcas líderes. E como o Godofredo observou e bem, nem todos os «elefantes» podem ser Nikes e Apples.
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