9.17.2008

Cow parade da vida real

Produtores de leite ameaçam pôr vacas à porta dos supermercados de Lisboa
Rita Gonçalves in Hiper Super
17 de Setembro de 2008

Para protestar contra a invasão de produtos lácteos estrangeiros, sobretudo a importação em grandes quantidades de leite para as marcas próprias comercializadas pela Moderna Distribuição, vários produtores ameaçam colocar vacas à porta dos supermercados e no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Cerca de 80% da oferta deste bem essencial nas grande superfícies é proveniente de Espanha, França, Alemanha e Polónia.
Os agricultores alertam para a grave situação económica que a produção de leite está a enfrentar em Portugal e afirmam estar em causa "milhares de postos de trabalho", num comunicado enviado pelos associados da cooperativa Proleite, de Oliveira de Azeméis.
Os produtores europeus exportam o leite excedente a preços baixos porque não conseguem introduzir a mercadoria no seu circuito comercial, explica Nuno Portal, presidente da assembleia-geral da Proleite. A produção extra resulta da produção acima das quotas estabelecidas, garante.
A solução, propõe, passa pelo estabelecimento de quotas durante o licenciamento das grandes superfícies comerciais para que seja obrigatório comercializar uma percentagem de produtos nacionais.

1 comentário:

pmg70 disse...

Neste país toda a gente ameaça...
É a velha máxima do se te portas mal levas tautau.

... qt à medida. Seria mais eficaz se de repente os Amorins e Belmiros da vida acordassem com "bosta de vaca" à porta das lojecas.

Soluções: Não há! Era preciso sermos espanhóis; termos amor e respeito pelo q é nosso!

PG

PS: também é verdade q umas calcinhas Dielmar não são umas Marcopescarolo... mas essa é uma questão um pouco mais complexa.