9.29.2008

Para ruminar ...

"The truth is that becoming part of the agency furniture is not just the greatest testament to planning’s success over the past 40 years it is also its greatest threat. It is precisely the point at which planning is taken for granted that real planning dies and those around it lose the will to live. Planning that is ordered up by clients and dished out by agencies for the simple reason that it is now part of the process on both sides. And planning where the principle output is not better work but acres of powerpoint created purely to serve that process. This is not planning, it is no doubt handy, but it is not planning."

-- Richard Huntington, Director of Strategy Saatchi & Saatchi, UK

6 comentários:

Marcio Beauclair disse...

Excelente!
:)

Anónimo disse...

Se têm tanto ódio ao PowerPoint, usem o KeyNote! Agora está na moda dizer que os planners só fazem PowerPoints. É o mesmo que dizer que os copys só escrevem scripts em Word, ou que as previsões de facturação são apresentadas em Excel. So what?! Ainda não inventaram uma forma de materializar os pensamentos do cérebro em hologramas, por isso, até lá, defendo o uso do PP!

Marcio Beauclair disse...

O que foi colocado passa ao largo de discussões sobre powerpoints, tem a ver com a essência do que fazemos.

Sérgio disse...

Amigo planner não acho que esse seja o ponto do Richard. De facto ele apenas nos está a alertar para a actual "comoditização" da profissão do planeador.
Na maior parte da cabeça das pessoas, o planeador ou é o tipo que faz briefs criativos ou é o tipo que ajuda a suportar/pós-racionalizar as ideias dos criativos. Eu julgo que o planeador faz mais do que isso e a sua função não se esgota em 2 ferramentas de trabalho. Essa é a sua força, esse é o seu ponto de diferenciação.

Anónimo disse...

Hmm isto pode dar uma discussão interessante.

pmg70 disse...

Sérgio,
duas questões para começar:
É o planner ou cliente q deverá fazer o briefing? Como é q um planner pode conceptualizar uma materialização sem ser o seu criador? Em ambas as "afirmações q fazes me parece haver uma adulteração de funções que n me parece q seja saudável, mas posso ter percebido mal.
Por outro lado senhor q afirma isto tem toda a razão, no entanto - e não se ofendam com o que vou dizer - este tipo de afirmações são iguais para todas as áreas da nossa industria... podem ser recolhidas em qq Chocapic.
Tal como um planner tb um criativo, um comercial ou um finishing têm a obrigação de se desdobrar e saber estar em ambos os lados e n se deixar "enformar". Afinal de contas a ideia q está por trás da ideia chama-se versatilidade.
Um tema já bastante debatido aqui!
PG