10.07.2008

Com ou sem account?

O título é provocatório. Como tal deixo a leitura e consequente ruminação à consideração de cada um.

---- > "Oh Mother, would agencies be more efficient
without account handlers?"

14 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom ha ha ha ha ha ha

«I can justify the fee I pay for planners and creatives because they are the ones that make my business grow. They have the big ideas and provide the insight. While account handlers – well they provide the contact reports and bills.»

pmg70 disse...

Project managers?

Finalmente é reconhecido o mérito a todos aqueles que trabalham em pequenas agências, a todos aqueles com funções transversais e paralelas, a todos aqueles que sabem o que é receber briefing, pensa-lo, conceptualiza-lo, materializa-lo e produzi-lo.

... e tanto dinheiro q se poupava!
PG

Anónimo disse...

vou vomitar com este artigo.
a unica diferenca entre um account planner e um project manager e o idiota que os contrata. E a mesma funcao, melhor ou pior segundo quem a executa. Em vez de mudar o nome da funcao, as agencias podiam contratar pessoas inteligentes. Claro que essas nao aturam clientes ridiculos como este.
Sofia (anonimo pq nao me consigo registar nao sei pq.)

pmg70 disse...

N vomite Sofia... e n afirme q são a mesma coisa - um nome ou cargo deveria pressupor uma função especifica.

Um account é um vendedor!
Um Project Manager deverá ser alguém q para além do contacto com o cliente, deverá ter um conhecimento profundo de todas as fazes de concepção e produção de um trabalho! Deve ser alguém q saiba fazer a ponte... o elo mais forte entre as várias funções.

Os accounts (e desculpe se a generalização é a mesma q se faz com a função pública) não sabem e não querem saber nem de conceitos, nem de questões relativas a produção. Querem vender!

E se esta industria é um negócio e não arte (como muitos designers gostariam), tb é verdade que não vende torneiras, vende aquilo que ainda n existe, vende ideias e conceitos... vende a coisa abstracta e como isso é algo mais do põe virgula tira virgula um vendedor é algo q não faz sentido!
PG

Messias disse...

Antes de mais, ainda bem que isto não é um blog onde todos são PRO Planner e Contra Accounts e que haja debate de ideias!!!!!! Obrigado Sofia pelas tuas palavras, com as quais concordo parcialmente.
Realmente Account Planner e Project Manager pode muito bem ser a mesma função com um diferente nome.
A questão para mim é quando uma pessoa entra numa grande agência, cheia de accounts (não sei de que espécie) e lhes fala de Planners (tb não especifico a espécie) a resposta é "como diz o Y (não sei se ele quer ver o seu nome aqui, mas é planner) "o planner é visto como um panda numa quinta, é muito bonito mas não dá nada."
A meu ver as agências continuam a vender ideias e a cobrar artes finais... porque isso já é algo palpável e algo que o gordo do panda não faz.
Acho que realmente uma pessoa para pensar nalguma coisa de jeito tem de ter tempo. Por isso acho que o Account com estas funções é importante "provide the contact reports and bills", mas fica a faltar a outra parte...
E acho que todos concordamos que o bom bom para todos (cliente incluído) era alguém que fizesse o trabalho de contacto, planner, director de arte, copy, director criativo.... ou pelo menos que estas pessoas falassem entre elas.

miguel bacelar disse...

"podres as equipas que acham que podem ganhar o que quer que seja sem defesas e guarda redes" by Gigi

acho que é uma nâo questâo.... no onze cabe um Fabio Cannavaro.... um Lucho Gonzalez e uma boa dupla de Ibrahimovic com Caniggia...

infelizmente continua a haver muita equipa com 4 defesas.... 4 avançados e muito pontapé pá frente

miguel bacelar disse...

ah! e 1 aplauso para Sofia... quem quer que ela seja... pela sua atitude Eric Cantona... a por ordem na bancada sul...

bom!

miguel bacelar disse...

essa do panda tem direitos de autor...

é favor depositar 10 us$ na minha conta da Limon Brothers de cada vez que a usarem...

obrigado

Messias disse...

Eu sabia quem era o autor, e agora que vejo que não há problemas da parte deste, confirmo o autor, Miguel Bacelar. Também confirmo que quando foi feita referência ao Panda, foi igualmente referido o nome do seu autor.

é favor depositar 10£ na minha conta da AIG cada vez que a usar.

O valor é maior quando os créditos não vêm da própria marca ;)

pmg70 disse...

Miguel,
Não queres dizer q no 11 cabe toda a gente?
Acredito que caiba muita boa gente, mas faz sempre falta um libro - alguém que saiba jogar em qq posição e com qq posição, alguém q saiba abordar e comandar o jogo.

Terão os accounts capacidade para serem libros? Não creio.
Fazem sentido numa equipe? Óbvio.
Devem ser eles a transportar a bola? Tb não!

PG

miguel bacelar disse...

CARO PMG.... peço-te desculpa mas nâo resisto a corregir-te...

é LIBERO... e nâo LIBRO...

LIBRO é o que lê o Macaco, líder dos Super Dragôes...

à parte deste pormenor....

nâ sou tâo radical como tu... há defesas e defesas.... já joguei com um bocadinho de tudo...

há os duros de rins.... pouco trabalhadores... pouco dados a subir no terreno.... com tijolos em vez de pés... que desconfiam dos planners e nos querem f_der a vida... esses claramente nunca da vida vâo alinhar num jogo-gala da UNICEF em Wembley

há os defesas sábios... que sabem saír a jogar... atitude basculante... high pressure... cultura táctica e que podem muito bem pelos corredores apoiar investidas estratégicas....

depois há os que nâo sabem.... mas também nâo atrapalham.... o clássico Materazzi : "Eu dou lenha aqui atrás... com e sem bola.... enquanto isso tu levas jogo para a frente"...

em resumo... nao confundir a beira da estrada com a estrada da beira... nao confundir o Ricardo Costa... com o Ricardo Carvalho...

miguel bacelar disse...

a m_erda é que toda a gente se lembra dos golos da jornada.... ninguém de quem fez a assistência... nem dos que tivemos que fintar antes de cruzar... ou do corte de carrinho para recuperar a posse de bola...

moral da história... o Lucho "Panda" Gonzalez... é tâo luxo... que deve investir em 2 coisas..

- um bom mapa mundo...
- uma boa mala Vuitton

pmg70 disse...

Caro Miguel,

Agradeço a correcção (a noção do erro é sempre um passo em frente).

É possível q o radicalismo - não a confusão das beiras - seja fruto da experiência. Mas deixa que te diga que então há muitos radicais na industria.

PG

PR disse...

Eu acredito que aquele que cria a estratégia é o que a vende melhor, dentro e fora da agência.

Como é que um account vende bem um produto que não conhece e que, no caso da criatividade, pode ser completamente diferente de campanha para campanha?

Nem a favor de copys sou. só devia haver designers e consultants. O consultant é planner e account. pode ser que o consultor evolua para uma situação natural de gerir contactos com os clientes, mas isso tem a ver com .1 a necessidade da agência na altura .2 a característica das pessoas. Se o consultor evoluir para uma situação em que é melhor a esgrimir palavras, passa a estar mais próximo da figura do copy - mas não devia deixar de fazer estratégia ou venda...


well... whatever. é uma questão de pessoas, não de funções.