12.29.2008

Valerá a pena ser Global?

Enquanto assistimos à transformação do mundo numa grande aldeia global, vemos cada vez mais o agrupamento de pessoas em tribos, grupos que valorizam essencialmente os valores locais. Falo de uma tendência que começámos a assistir há já algum tempo mas que agora assume uma dimensão cada vez mais importante. Enquanto há alguns anos a nossa identidade social (local) foi gradualmente substituída pelo "ser global", é a vez de agora assistirmos ao chamado back to basics - pessoas que valorizam cada vez mais a sua cidade, o seu bairro, o que é produzido na sua terra... não sei se já ouviram falar da iniciativa italiana Zero km em Itália (ajuda aos agricultores locais e btw uma grande ajuda ao ambiente)?? Ou o projecto agro do Intermarché??


Quando analisamos este panorama, as marcas nacionais podem ver aqui uma grande oportunidade de crescimento, para não falar que com a crise mundial podemos aproveitar o sentimento de insatisfação com a economia global e canalizá-lo para melhorar a nossa economia...



Este Post vem a propósito do livro de Nigel Hollis (vice-presidente da Millward Brown) -The Global Brand. Neste livro, Niguel mostra que o nível de envolvimento com os consumidores diminui em função do número de países em que a marca actua. Isso acontece, segundo Hollis, em função do fortalecimento das identidades nacionais e regionais, o que garante às marcas locais vantagens consideráveis frente às que são obrigadas a manter um posicionamento simultaneamente relevante para distintos grupos sociais, distintas culturas.
Por sua vez, as marcas globais também possuem um grande desafio - a capacidade de se integrarem às culturas locais, adaptando seus produtos e comunicação aos gostos e orçamentos dos consumidores dos países onde actuam.

Não vendo, mas recomendo.

Bom ano 2009.
Mag.

1 comentário:

Sérgio disse...

Em situações de disrupção económico-social, de desmoronamneto de valores (ou de guerra), as pessoas voltam-se sempre para o que lhes é familiar, tradicional, local e seguro.