2.26.2009

Crise e Lda.



Honestamente ainda não consegui entender ou estabelecer uma correlação entre a mudança de hábitos dos consumidores e o contexto de crise.

A pergunta:
As pessoas, de um modo geral cortam nas categorias ligadas ao lazer e entretenimento? Ou gastam mais nestas, precisamente por causa da dita crise (lógica do «pão e circo»)?

7 comentários:

Marcio Beauclair disse...

Os números mostram que sim. Todos os indicadores que vemos mostram decréscimo nos investimentos em turismo, cinema, entretenimento, etc. Mas só tenho percebido, e isso é pessoal, mudança de comportamento de pessoas afectadas directamente pela crise (desemprego). Não no restante. Meu medo é que a crise só ajude a aumentar a desigualdade social... uns com muito pão e muito circo e os outros com nada...

pmg70 disse...

Marcio, os teus receios são fundados.
Esta crise é atípica... sempre estivemos em crise e as áreas que agora apresentam quebras nunca o tiveram (apesar das habituais queixas).
Só se prevê um arranque da economia mundial lá para 2010, os optimistas apontam o final de 2009. Logo, todos vamos estar sujeitos a mudanças de hábitos (respondendo agora ao Sérgio).
Já reparaste que uma das áreas que aparentemente sobe ou mantém nestas alturas é a do jogo - a dinheiro; há a necessidade de se encontrar financiamento em áreas de risco com o intuito de manter velhos hábitos.
Mas estou um pouco como vós... vai ser uma surpresa o que aí vem.

Mag disse...

Quem conseguir aguentar a crise (empregado!) vai ter um ano de custos + baixos (prestações de emprestimos mais baixas, etc). Acho é que a contenção de custos no geral (viagens, cinemas e saídas)acontece muito devido ao medo dos tempos que se seguem...

Sofia Pires disse...

Ja li as duas versoes diferentes. Os gastos no entretenimento diminuem mas a Dreamworks mantem-se recession proof, as pessoas comem mais em casa, mas as vendas do Mcdonald's aumentam...
As perspectivas variam segundo quem faz os relatorios.
A capa do ultimo relatorio do Economistdiz que as vendas de baton dispararam. Para ser honesta, nao li o resto :)

Marcio Beauclair disse...

Pois... eu li esta dos batons... e também li que o tamanho dos saltos altos aumentam nas crises, essa também é boa...

Pedro Pessanha disse...

A próxima crise esperada é uma crise social, provocada principalmente pela vaga de despedimentos que já se sente. Ninguém vai deixar de comer, nem que tenha de roubar (tb já se sente). A descida das taxas de juro tb vai reduzir o retorno das aplicações financeiras. Qq dia volta o dinheiro para baixo do colchão. Mas cuidado com os assaltos!!

pmg70 disse...

Nem mais Pedro e se a tudo isso se juntar o factor expectativa (ou falta dela), como aqui vem: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1158843
a coisa arrisca-se a ficar feia.