9.04.2009

Anda meio mundo a falar mal dos clientes... mas eu falo é mal das agências!!!!

Que andamos a fazer ao nosso negócio, pergunto eu, perguntamos nós?
Ganhar clientes à custa de cobrar preços abaixo dos de mercado, que nem cobrem os custos da própria agência?
Todos sabemos que hoje se vivem dias difíceis na publicidade, muito em consequência de todos os anos em que nos fizemos remunerar pelas margem de produção e menos pelo core do nosso negócio.
Todos sofremos com a dificuldade de nos fazermos pagar por algo que nunca nos habituámos a valorizar - o valor da ideia - mas a verdade é que cada vez mais fico mais assustada com o que estamos a fazer ao nosso negócio, às nossas vidas, ao nosso futuro.
Um dia vai ter que acabar, e sonho com o dia em que o cliente chega às agências, e a única coisa que as distingue é a qualidade do trabalho e não os leilões comerciais.
Quem sonha com este dia também, levante o braço!

7 comentários:

Leitor disse...

Quem fala assim não é gago. Ou gaga :)

Nuno Petinga disse...

Esse dia virá quando quem está á frente das empresas nacionais também pensar da mesma forma que o pessoas da agências, a formação do gestores em nada abona á boa percepção da qualidade dos trabalhos.

Mas a acção devia ser concertada entre as agências e acima de tudo cabe a cada um dos que trabalho no contacto ao cliente fazê-lo perceber que se o trabalho é delegado numa agência especializada então essa especialização tem de ser paga condignamente...

Bruno disse...

cá estou de braço no ar, bem esticado :p

Unknown disse...

Para esse chegar dia precisávamos que as agências estivessem todas do mesmo lado e se empenhassem na defesa do seu negócio.Ou então continuamos a destruir e as agências que sobreviverem poderão de novo vender criatividade ao preço justo.

Joana Veiga disse...

Eu cito o grande David Ogilvy...

"If each of us hires people who are smaller than we are, we shall become a company of dwarfs. But if each of us hires people who are bigger than we are, we shall become a company of giants."

E não estou, claramente, a falar de tamanho de agências, mas de mentalidade e visão de negócio... Só há uma Santa Casa.

Godofredo disse...

E os clientes que compactuam e que incentivam ao comportamento do "baixa as calças" de algumas agências!? Os clientes que se estão a marimbar para o consumidor, para a marca e para as ideias da agência? Os tais que querem «barato, bom, rápido e seguro» para terem uma carreira tranquila e não serem chateados na reuniões de board!? Uma palavrita sobre «eles», que tal como algumas agências também existem e estão a crescer.

Ridojimo disse...

E o que dizer da proliferação de agências ou pseudo agências de design (lojas ao serviço de litografias por exemplo), em que entra porco e sai chouriço como diria um antigo Prof. meu, saturando um mercado com propostas para além do razoável apenas para garantir um cliente, usando por vezes bons designers a preços irrisórios. E nos próximos tempos vivem do quê? É que nem é para eles nem para os outros, porque baixam as calças ao ponto de pôr todos com o rabo à mostra, para poder competir neste mercado.
Já na altura em que me licenciei se falava nisto, num organismo que equilibrasse as coisas, que defendesse os nossos direitos e deveres, que redigisse uma tabela de preços para todos, o mais justa e completa possível, para todos cumprirem. Não vejo isto com advogados, arquitectos, e outros que possuem uma Ordem para protegerem os seus interesses.