7.07.2010

O desencantamento do "novo consumidor"



Provavelmente não é novidade. As pistas têm estado à nossa volta e o senso comum acompanhado de algumas macro-tendências têm-nos igualmente ajudado a descodificar a realidade.

De qualquer das maneiras aqui ficam alguns dados empíricos condensados no novo livro publicado pelo Andrew Bennet (Arnold Worldwide) e pela Ann O'Reilly (Euro RSCG Worldwide), que estão igualmente disponíveis neste blog:

:: 63% dos inquiridos afirmam serem consumidores mais exigentes do que no passado.
:: 79% dos inquiridos lêem "reviews online", procuram feedback de outros consumidores antes de fazerem certo tipo de compras.
:: 57% dos inquiridos confiam mais na opinião de outros consumidores do que na opinião dos "experts".
:: 54% dos inquiridos sentem-se mais ansiosos com o futuro do que se sentiam anteriormente.
:: 58% dos inquiridos acreditam que a sociedade está a caminhar na direcção errada.
:: 59% dos inquiridos mostram-se preocupados com o facto de estarmos cada vez mais desligados da natureza.
:: 43% dos inquiridos sentem que não têm suficientes amizades sólidas e próximas.
:: 80% dos inquiridos sentem que é muito importante ter uma refeição por dia em conjunto com a família.


Em suma, o consumidor actual Ocidental está mais atento e mais cínico.


Amostra: 5.700 adultos - Brasil, China, França, Japão, Holanda, Reino Unido, EUA.

1 comentário:

Joana Veiga disse...

Dois caminhos: pão + circo OU back to basics...