10.09.2010

Onde estão os 30 milhões?

Estava a folhear uma revista e lembrei-me deste caso. Durante os meses que antecederam o Verão não se falava de outra coisa. E não era caso para menos. Estavam em jogo 30 milhões € para a promoção do turismo nos Açores. Dada a exigência do briefing e a vontade de ganhar, formaram-se equipas multidisciplinares e alocaram-se recursos nunca vistos. Para muitos era o briefing do ano, e ainda só estavamos em Abril. Toda a expectativa criada foi por água abaixo poucos meses depois, e com ela todas as propostas levadas a concurso. Não houve um único concorrente que respeitasse o caderno de encargos na íntegra. Porquê? Porque foi construido com esse propósito. É a única explicação. E os 30 milhões não deram em nada. As cláusulas e os artigos pesaram mais que uma histórica taxa de ocupação. E com isto perderam os publicitários, as produtoras, os media, os açoreanos, o turismo e o país. É muita derrota junta. Entretanto passou o Verão e o tema submergiu. Para onde foram os 30 milhões? Não admira que o país esteja a afundar-se, porque ainda não percebemos que estamos a roubar os nossos próprios bolsos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os 30 milhões existiriam não fosse o buraco financeiro do país.
No entanto, qq pessoa q conheça os Açores, ou habituada a trabalhar Açores, percebeu há muito que o mal não estava no caderno de encargos - qq ce publico é uma armadilha, mas sim nos próprios objectivos do briefing. Deixo-te duas perguntas:
1. Onde é que os Açores têm infraestruturas para dar resposta ao pretendido?; 2. Este concurso era uma mina apenas para os media. Achas que era com um cliente deste q uma agência ganhava visibilidade?

Pedro G