Porque não podemos fazer reclames sem antes entender quem está do outro lado e em que contexto recebe as nossas "mensagens", estes são alguns dos novos valores presentes na sociedade portuguesa*:
Enfraquecimento das ideologias
- Heterocliticismo ideológico
- Busca de ancoragens de valorização social
Omnivoridade consumista
- Sonho do consumo
- Um hedonismo requerido para consumir
Declínio da ética moral do dever
- Afastamento da ética do dever
- Valores terminais (saúde, riqueza; segurança...) ganham vantagem sobre os
instrumentais (perdão, obediência, respeito...)
Precariedade nómica dos valores
- Adaptação individual dos valores aos interesses e modos de vida
- Desvalorização de instituídos tradicionais (casamento, p. exemplo)
Conflitualidade crescente em relação a valores do mundo da intimidade
- Valores chamados “pós materialistas” (tolerância ao aborto, homossexualidade,
droga...)
- Éticas individualistas
Valorização do espírito de aventura e da ética da experimentação
- Ética da experimentação: a identidade proteica (o crescimento dá-se em todas as
direcções)
- Novas gramáticas comportamentais em torno da moda
(* Adaptado de PAIS, José Machado: Geração de valores na sociedade portuguesa; Lisboa; ICS)
Enfraquecimento das ideologias
- Heterocliticismo ideológico
- Busca de ancoragens de valorização social
Omnivoridade consumista
- Sonho do consumo
- Um hedonismo requerido para consumir
Declínio da ética moral do dever
- Afastamento da ética do dever
- Valores terminais (saúde, riqueza; segurança...) ganham vantagem sobre os
instrumentais (perdão, obediência, respeito...)
Precariedade nómica dos valores
- Adaptação individual dos valores aos interesses e modos de vida
- Desvalorização de instituídos tradicionais (casamento, p. exemplo)
Conflitualidade crescente em relação a valores do mundo da intimidade
- Valores chamados “pós materialistas” (tolerância ao aborto, homossexualidade,
droga...)
- Éticas individualistas
Valorização do espírito de aventura e da ética da experimentação
- Ética da experimentação: a identidade proteica (o crescimento dá-se em todas as
direcções)
- Novas gramáticas comportamentais em torno da moda
(* Adaptado de PAIS, José Machado: Geração de valores na sociedade portuguesa; Lisboa; ICS)
4 comentários:
Já não podemos viver sem centros comerciais - check.
Os mais novos principamente, querem tudo para hoje e agora - check.
Há um crise de valores brutal - check.
Onde entram as marcas nisto? Quais são as que fazem a diferença?
a vodafone aproveita muito bem o último ponto.
Eu acho que hoje com a crise a euforia consumista e hedonista já abrandou e os portugueses estão mais atentos.
Nada de novo.
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