7.27.2009

NEW HEINEKEN COMMERCIAL: BACK TO THE EIGHTIES

Porque não se repete algo genial?



A questão penso que já a levantei antes com o Re-mob Part II mas acabo de ver esta acção no invisible red e volto a perguntar: Alguém teria problemas em ver esta acção também em Portugal? Sei que somos pagos pela criatividade, mas a questão é se o genial (que me parece ser o caso) não devia ser superior a esse orgulho criativo. Ou em vez de montar a agÊncia de Coreografos vou montar uma agência não criativa, que em nome de grandes causas (como esta da alzheimer) copia acções de outros países. Não é nada de novo, aquela acção de apagar as luzes repete-se e começou numa só cidade (penso eu).

Em vez de ajudarmos a vender caramelos, ajudamos uma boa causa a angariar dinheiro ou a ganhar notoriedade. Quem está dentro?

Atenção: sempre com o conhecimento do criador/agência criativa!
Quem está dentro?

7.23.2009

"Western Spaghetti"



Relembrar um clássico de "stop motion" da PES Film.

7.22.2009

Gen X e Y Portuguesas

Genx&Y
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Round 36: Continente Vs Lidl

O Lidl chegou para arrasar...

E o continente contra-ataca... como já estávamos à espera...


Mas e o consumidor no meio disto tudo?
... eu pelo menos fiquei ainda com mais vontade de comprar no Pingo Doce...

7.21.2009

40 anos depois, a publicidade chega à Lua

Entrevista

Uma entrevista interessante com Fernand Alphen, dir. de planeamento da F/Nazca S&S.


O que você faz no dia-a-dia da agência?
Sou uma misto de mordomo, faxineiro e cão fila. Sirvo as pessoas, ponho ordem na casa e faço bagunça quando tá tudo muito arrumadinho.

(...)

Qual o papel da pesquisa no processo de planejamento? A intuição tem vez?
A pesquisa tem um papel fundamental: servir de isca para a intuição. Um gatilho, um hors d'oeuvre. A pesquisa não cria insights, quando muito (e é raro) os confirma.

(...)

Como você vê o futuro do planejamento?
Negro se as pessoas continuarem inventando teorias e metodologias. Rosa se as pessoas relaxarem e seguirem suas intuições.


[Via: CHMKT]

"Why do people go online?"



Passar tempo, socializar, aprender, pesquisar, partilhar ...

Velhas novidades. No entanto ficam os factos de acordo com um estudo da Ruder Finn nos Estados Unidos.

7.20.2009

Beta Chocolate

é um novo trend que resulta da cada vez maior influencia dos consumidores sobre as marcas. O trendwatching chama-lhe o Forever Beta.
já é comum os consumidores falarem sobre as marcas, darem a sua opinião, fazerem queixas, darem sugestões ou fazerem pedidos nos media social.
A Tcho criou os primeiros chocolate beta - a primeira formula work in progress. O sabor deste chocolate é melhorado e alterado através das constantes opiniões dos consumidores.
http://www.tcho.com/chocolate/story-of-one

"Walk the Line"



Tudo comunica: ainda estou à espera de ver uma marca em Portugal criar uma aplicação interessante e útil para o iPhone, como esta que a cerveja Grolsch fez ("Walk The Line", o medidor de sobriedade).

Could we twitter from space?

Faz hoje 40 anos que a Apolo 11 aterrou na lua para que Neil Armstrong desse o primeiro passo. Nessa altura, só Houston podia saber o que se passava.

Durante uns minutos, alguns privilegiados puderam ver umas coisas na TV e depois ouvir o discurso de JFK que seguiu.*

Agora, tudo poderia ter sido acompanhado por milhões, em tempo real, como a reprodução que a John F. Kennedy Presidential Library and Museum pôs online.


Agora, estaríamos nós a dar palpites no twitter, a votar musicas para os astronautas ouvirem, a ganhar prémios para a festa da NASA, a por tags em fotos no facebook.


Agora, toda a gente estaria a achar que também tinha estado, que também tinha ouvido, a sentir que também tinha voado.

Isso sim teria sido um grande passo para a humanidade.


* “We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too.”

Eu teria escolhido um sitio mais perto, Gaza ou Sudao, mas já estaria a ir para outro tema…

7.18.2009

"Leões guerreiros"

"Boa parte da indústria toma Cannes como referência, mas muitas vezes as pessoas acabam se esquecendo que a grande maioria desses leões estão vendendo causas humanitárias, turismo, cinema e video-game. Mas a verdade é que em nosso dia dia, em 90% do tempo não estamos vendendo “causas” ou “entretenimento”, mas sim produtos - assim como faziam nossos bisavós."

Um post (ou debate) bem interessante, aqui nos nossos amigos do colectivo Estalo.

7.16.2009

Os jovens e os media



"How Teenagers Consume Media", o célebre report da Morgan Stanley resultado das "ruminações" de Matthew Robson (o estagiário de 15 anos).

E para quem não tiver paciência para ler o relatório inteiro, fica aqui o sumário executivo do mesmo (via Time Magazine).

"Einstein-ismos"

7.14.2009

Sensational New Football Signing (maior que a do Ronaldo!)



pelo menos assim devia ser...

7.13.2009

O flashmob da Torke

Inspiracao 8x8


Ha quase 2 semanas fui a uma conferencia onde 8 designers expuseram em 8 minutos cada o que os inspira.

Sinceramente, vale a pena registarem-se e ver os 8. Muito diferentes uns dos outros, mas todos um espectaculo. Acho que ha um que gostei especialmente, uma dupla muito gira, Hudson and Bec. VER AQUI

"Home page"

"Barato"



7.10.2009

Se já tivessemos aberto a agência....



só vejo oportunidades perdidas, com o Michael tinha sido um passo de gigante para o lançamento da agência... quanto mais demorarmos mais oportunidades vão passar. Sandra sempre queres entrar?