Responder ou procurar soluções sem antes definir um problema de forma concreta é uma reacção tipicamente humana (na qual nós muitas vezes tropeçamos na nossa profissão).
Aqui vão alguns dos drivers/"efeitos pretendidos" que devemos ter em conta e definir sempre que recebemos um brief ou um desafio do cliente. Talvez assim consigamos direccionar de forma mais eficaz o trabalho dos criativos.
O que temos pela frente:
- Campanha de notoriedade?
- Reforçar laços afectivos?
- Campanha informativa/divulgação novo produto?
- Campanha de activação?
- Campanha de buzz/falatório?
- Campanha de lealdade/promoção?
8.17.2009
"Perguntar antes de fazer"
O clima e as Marcas
"Ferrari and Lamborghini are beautiful, sensuous, delicate pieces of automotive art. Volkswagen, Mercedes, Volvo aren’t. Those cars don’t look beautiful, they’re not exhilarating. Because when they’re covered in snow and you turn the key, they have to start. The Italian cars don’t. German food fills a function, Italian food is delicious. German architecture is strong and powerful. Italian architecture is delicate and beautiful. Scandinavian design is clean and minimal. Italian design is playful and over-elaborate."
Interessante. Uma teoria naturalista sobre marcas. Faz-me lembrar o Sr. Montesquieu que no séc. XVIII explicava algumas formas de Governo (Monarquia, República, etc.) através do clima.
[Fonte: "Sun people v ice people" by Dave Trott]
8.14.2009
8.13.2009
guerilha indiana
Tou de casa nova
8.12.2009
vamos todos ver estrelas :)
não sei se por ser ano internacional da astronomia, não sei se por ter voltado do alentejo e ter reparado no fantástico que é ver um céu negro e estrelado à noite em oposição ao de lisboa, hoje apetece-me ver estrelas :)
e é um bom dia para isso, pois diz que este ano a melhor noite das perseidas é precisamente hoje, que, juntando ao calor que se tem feito sentir desde há 2 dias, será uma combinação espectacular.
para quem não sabe, as as perseidas, são um dos mais famosos e popularmente conhecidos enxames de meteoros anuais,
Este evento astronómico acontece em pleno verão para o hemisfério norte e inverno no hemisfério austral, este ano com o seu pico a começar agora, durante o dia, entre as 11h30m e as 14h!!! mas dará para ver alguma coisa à noite.
lembrando-se disto, o google tem, hoje, alusão a esta efeméride meteorítica no seu logo!
8.11.2009
Lojas
A diferença entre:
Faz-me aí uma montra para as lojas com a campanha do centenário.
e
Precisamos de uma ideia para decorar as lojas.
É a diferença entre a maioria da comunicação que vemos nas lojas, e a nova montra Selfridges criada pela W+K.
8.06.2009
8.05.2009
O que é verdadeiramente a Generation Gap?
É positivo fazer campanhas em cima da crise?
"In a review of TV ad recall, Nielsen IAG found that value-message and recession-themed ads did not breakthrough TV ad clutter at higher rates than ordinary ads. In fact, across an identified set of 67 value-message or recession-themed ads across 11 national advertisers that aired between late 2008 and early 2009, ad recall was slightly lower than the advertisers’ own historical averages in most cases."
Claro que nem todas as marcas que apostaram numa estratégia anti-crise tiveram piores desempenhos. Por exemplo aquelas que apostaram ao mm tempo em entreter o consumidor que assiste Tv no final do dia, e que não quer mais do que umas boas risadas, dp de ter assistido aos noticiários das 8.
Eis alguns conselhos da Nielsen para elaborar uma campanha de sucesso junto dos consumidores:
* Give viewers a reason to watch;
* Be entertaining;
* Use easily recognizable brand cues;
* Have a clear and simple message;
* Don’t cram too much information into a single ad;
* Keep the visuals uncluttered.
Fonte:
http://en-us.nielsen.com/main/insights/consumer_insight/August2009/are_value_themed_ads
7.31.2009
7.30.2009
Conhecer o consumidor não é mesmo tarefa fácil!
Se pensarmos em nós, pensem nos vários papeis, estilos de consumo e de comportamento de compra assumimos num mesmo dia.
Mas o bom mesmo, é este ezemplo em que tropecei!
http://historias-da-mama.blogspot.com/2006/05/gosto.html
"Gosto
de levar as meninas ao cabeleireiro onde já todas as empregadas nos conhecem. Gosto de receber as compras pelas mãos do senhor do supermercado que me pergunta sempre como estão os bebés. Gosto de ir ao parque onde já sei que vou encontrar outras mamãs vizinhas. Gosto de ir à farmácia onde o farmacêutico já conhece o leite que os mais pequenos bebem. Gosto de ir à loja onde gasto cinco minutos em compras e mais de 20 em conversas com a empregada.Mas, em oposição, também gosto pontualmente do silêncio. De ir ao cabeleireiro onde me cortam o cabelo sem mais perguntas. De receber as compras de alguém que mas entrega e não me prende no caminho. De ir ao parque onde não conheço ninguém. De ir à farmácia onde não me põem o leite à frente do nariz. De ir à loja onde compro e saio sem demoras.Acho que é por isso que gosto tanto de viver na cidade (ou lá perto). "
Biologicamente falando ...
"Organic food is no healthier than ordinary food, a large independent review has concluded."
O imaginário dos legumes, leite e fruta biológica serve para isso mesmo: vender-nos imagens de vaquinhas, pepinos e agricultores felizes. É isso que compramos, assim parece.
"Galinheiro"
De acordo com a Ad Age, a Tesco cada vez mais "verde" e inspirada no conceito "grow your own", está a pensar vender galinhas aos seus clientes para que possam começar a fazer criação própria.
7.29.2009
Martello VS Nespresso
Mais um duelo! Depois (ou em simultâneo) do confronto Lidl VS Continente... “Cheaper. Nothing Else.” VS “Nespresso. What else?”
Se sabemos qual é o líder, porquê não ir direito ao assunto?
E porque será que (duvido muito se assim não for) que a Nespresso não vai mexer nem uma palha para lhe responder?
Trafaria
A Trafaria é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 5,83 km² de área e 5 946 habitantes (2001). Densidade: 1 019,9 hab/km². Curiosamente também é, segundo a wikipedia, o local onde vivem Conan e a sua namorada, uma indonésia anã.
Manuel João Vieira criou musica e a wikipedia vai transformar as personagens em lendas.