8.31.2009
8.28.2009
Disconectividade criativa
O Público desafiou a jornalista Isabel Coutinho a ficar "desligada" do mundo, sem telemóvel e sem acesso à net, durante uma semana.
O objectivo era ver o quão dependentes nós estamos das novas tecnologias de comunicação e informação e como nos amanharíamos sem elas para fazer o nosso tabalho no dia-a-dia.
E nós (pergunta de retórica) - sem o YouTube, a Creativity online, o AdForum, o Slideshare, o Wikipedia, o Google et cetera - seríamos capaz de melhor resolver os desafios e briefings das nossas marcas?
Há 4 décadas atrás os Bernbach, os Ogilvy, os Burnett e C.ª resolvíam-nos com muita folha branca riscada, com insights e pequenas verdades universais capazes de ligar e criar significados entre as marcas e as pessoas.
Obviamente, com a internet e com o advento exponencial das tecnologias de comunicação e informação, os métodos de trabalho mudam e acompanham este novo paradigma. Mas fica a pergunta: será que não nos estamos a tornar, sem por isso dar conta em "curadores criativos"?
Experimentem resolver um brief ou fazer uma campanha sem recorrer à internet. Ora aqui está um exercício interessante.
Celebridades do Youtube
Nicholi White frequenta a loja da Apple localizada na 5ª avenida, como muitos outros.
Mas este miúdo, não lê os emails. não joga e não vai ao google fazer pesquisa. A rede de mac e a internet que está disponivel para todos, Nicholi utiliza para actuar sem qualquer inibição,e faz o upload desses videos. E já ficou FAMOSO. ;)
É espectacular! a diferença entre uma loja onde nada acontece e uma loja onde podemos ver um miúdo a dançar e a cantar.
The Apple store is alive!!
8.27.2009
Mais um Suporte!
O outro vendeu a testa, estes vendem o ...
Já se vendia antes mas não para promover, por exemplo, uma produtora como no segundo caso do video que vos trago.
Atenção que vender este meio à MultiOptica já é ideia minha!!
Quem se lembrar de outro Cliente, cobro somente 5%.
8.24.2009
Novo indice do comportamento do consumidor
a compra de pipocas! ;)
"Por mais surpreendente que seja, o índice de compra de pipocas nos cinemas pode servir como um indicador importante relativamente ao comportamento dos consumidores. Num estudo que comparou a evolução do índice britânico FTSE 100 com a média de pipocas vendidas a cada pessoa que vai a um cinema Odeon, é possível observar um acompanhamento das curvas ascendentes e descendentes e, por vezes, uma antecipação das mesmas.(em relação às estimativas do PIB)"
Fonte: I
8.21.2009
8.20.2009
O regresso da confiança?
Ele tem razão
"We don't do advertising any more. We just do cool stuff. It sounds a bit wanky, but that's just the way it is. Advertising is all about achieving awareness, and we no longer need awareness. We need to become part of people's lives and digital allows us to do that."
-- Simon Pestridge, Nike's UK marketing director
8.19.2009
Como fazer uma Reentré em GRANDE!
Neste ambiente de redes sociais e de aceitar ou rejeitar amigos, uma cara bonita é sempre de boa aceitação, ou não.
A todos uma boa reentré!!
8.17.2009
"Perguntar antes de fazer"
Responder ou procurar soluções sem antes definir um problema de forma concreta é uma reacção tipicamente humana (na qual nós muitas vezes tropeçamos na nossa profissão).
Aqui vão alguns dos drivers/"efeitos pretendidos" que devemos ter em conta e definir sempre que recebemos um brief ou um desafio do cliente. Talvez assim consigamos direccionar de forma mais eficaz o trabalho dos criativos.
O que temos pela frente:
- Campanha de notoriedade?
- Reforçar laços afectivos?
- Campanha informativa/divulgação novo produto?
- Campanha de activação?
- Campanha de buzz/falatório?
- Campanha de lealdade/promoção?
O clima e as Marcas
"Ferrari and Lamborghini are beautiful, sensuous, delicate pieces of automotive art. Volkswagen, Mercedes, Volvo aren’t. Those cars don’t look beautiful, they’re not exhilarating. Because when they’re covered in snow and you turn the key, they have to start. The Italian cars don’t. German food fills a function, Italian food is delicious. German architecture is strong and powerful. Italian architecture is delicate and beautiful. Scandinavian design is clean and minimal. Italian design is playful and over-elaborate."
Interessante. Uma teoria naturalista sobre marcas. Faz-me lembrar o Sr. Montesquieu que no séc. XVIII explicava algumas formas de Governo (Monarquia, República, etc.) através do clima.
[Fonte: "Sun people v ice people" by Dave Trott]
8.14.2009
8.13.2009
guerilha indiana
Tou de casa nova
8.12.2009
vamos todos ver estrelas :)
não sei se por ser ano internacional da astronomia, não sei se por ter voltado do alentejo e ter reparado no fantástico que é ver um céu negro e estrelado à noite em oposição ao de lisboa, hoje apetece-me ver estrelas :)
e é um bom dia para isso, pois diz que este ano a melhor noite das perseidas é precisamente hoje, que, juntando ao calor que se tem feito sentir desde há 2 dias, será uma combinação espectacular.
para quem não sabe, as as perseidas, são um dos mais famosos e popularmente conhecidos enxames de meteoros anuais,
Este evento astronómico acontece em pleno verão para o hemisfério norte e inverno no hemisfério austral, este ano com o seu pico a começar agora, durante o dia, entre as 11h30m e as 14h!!! mas dará para ver alguma coisa à noite.
lembrando-se disto, o google tem, hoje, alusão a esta efeméride meteorítica no seu logo!
8.11.2009
Lojas
A diferença entre:
Faz-me aí uma montra para as lojas com a campanha do centenário.
e
Precisamos de uma ideia para decorar as lojas.
É a diferença entre a maioria da comunicação que vemos nas lojas, e a nova montra Selfridges criada pela W+K.
8.06.2009
8.05.2009
O que é verdadeiramente a Generation Gap?
É positivo fazer campanhas em cima da crise?
"In a review of TV ad recall, Nielsen IAG found that value-message and recession-themed ads did not breakthrough TV ad clutter at higher rates than ordinary ads. In fact, across an identified set of 67 value-message or recession-themed ads across 11 national advertisers that aired between late 2008 and early 2009, ad recall was slightly lower than the advertisers’ own historical averages in most cases."
Claro que nem todas as marcas que apostaram numa estratégia anti-crise tiveram piores desempenhos. Por exemplo aquelas que apostaram ao mm tempo em entreter o consumidor que assiste Tv no final do dia, e que não quer mais do que umas boas risadas, dp de ter assistido aos noticiários das 8.
Eis alguns conselhos da Nielsen para elaborar uma campanha de sucesso junto dos consumidores:
* Give viewers a reason to watch;
* Be entertaining;
* Use easily recognizable brand cues;
* Have a clear and simple message;
* Don’t cram too much information into a single ad;
* Keep the visuals uncluttered.
Fonte:
http://en-us.nielsen.com/main/insights/consumer_insight/August2009/are_value_themed_ads