Há livros que são autênticos clássicos e que marcam a nossa maneira de pensar e trabalhar marcas.
Do "Disruption" ao "Truth, Lies and Advertising", "Under the Radar", "Strategic Advertising", "Hey, Whipple, Squeeze This" etc.
Mas existe um livro escrito há mais de uma década que vale a pena reler e revisitar, pelos seus valiosos insights e relevância actual, esse livro é o "Eating the Big Fish" do Adam Morgan, ex-planeador (TBWA\Londres) que observou e sistematizou os "8 Credos" das chamadas "marcas challenger".
Ficam aqui os 12 tipos de marcas desafiadoras existentes, que vivem além da estereotipada imagem do "David VS Golias".
11.30.2009
"Eating the Big Fish": uma década depois
De guerrilha a batalha campal.
Foi o que aconteceu com a guerrilha da Mailorama... acabou em batalha campal.
Una fallida acción de guerrilla de Mailoroma en París se salda con numerosos incidentes callejeros
El pasado 14 de noviembre la compañía Mailorama organizó una acción de guerrilla en las calles de París que se le fue de las manos y acabó con numerosos incidentes callejeros aplacados por la intervención de las fuerzas de seguridad.
Dado que Mailorama se dedica a dar dinero a los usuarios para que lean correos electrónicos, visiten a los socios de la compañía o participen en juegos y concursos, la acción quiso ser una réplica callejera de este mecanismo entregando sobres con dinero en efectivo con montos que iban de los 5 a los 500 euros. Los organizadores no supieron calcular las consecuencias que una oferta tan atractiva y la acción de guerrilla acabó convirtiéndose en una verdadera guerra: policías aplacando a los exaltados ciudadanos, coches volcados y peleas callejeras fueron las imágenes que trascendieron a los medios de comunicación. La acción obtuvo así una repercusión mediática sin precedentes, pero con un matiz muy distinto al buscado.
11.27.2009
Buy Nothing Day
A Adbusters continua com a iniciativa Buy Nothing Day, sendo celebrado hoje nos EUA e amanhã no resto do mundo (alguém me explica o porquê?).
No site é possível criar eventos, pegando no DIY, collaborative lobbying...
O objectivo: There’s only one way to avoid the collapse of this human experiment of ours on Planet Earth: we have to consume less.
Eu concordo.
PS: caiu a ficha: hoje é Black Friday nos EUA, dia dedicado a mega promoções para as compras de Natal... só não percebo porque é que é um dia lá e um no resto do mundo (Europe & Overseas). Talvez para ter maior mancha?
11.26.2009
Back to the Future
Yeah, xposting!
Esse papo começou no blog da leo e resolvi jogar aqui.
Vou continuar no tema do nosso amigo rosa, acho que no final vão até me bater, mas, é a vida.
Isso que vemos em comunicação hoje e que achamos muito moderno, é só a boa-e-velha comunicação.
É que o império Tv+print+radio+outdoor ofuscou essas idéias.
Um exemplo que gosto para ilustrar isso é como a gente acha moderno a CP+B fazer um game para o BK. Mas adivinha?! McDonalds fez o mesmo, em... 1993
Passou ao longe de sequer ser notado pelos publicitários, estavam ocupados procruando coisas que pareciam coisas.
E quanto aos jogos, ambos top de tecnologia, uso de engine ja aprovada pelo público, correto, sem chance de erro, mas sem chance de um grande acerto.
O LP sim, foi um grande acerto!
11.24.2009
IKEA tagging fever
O lançamento da nova loja do IKEA em Malmö, na Suécia foi precedida de uma promoção facebookiana.
Demonstrando que as soluções mais simples podem mesmo ser as mais eficazes, desde que consigamos ser relevantes.
Vejam o filme aqui e aqui o facebook do manager - Gordon Gustavsson - através do qual a promoção foi desenvolvida.
2º Ignite Portugal, agora no Porto.
É já na próxima quinta-feira, 26 de Novembro, das 18h30 às 21h00, no The Hub, na Rua do Tâmega. Toda a info, aqui.
Social Media vs ROI part2
Mais um video sobre o mesmo assunto de sempre feito pelo blog Socialnomics. O artigo eu achei melhor que o vídeo, mas em ambos acho que algumas informações estão um pouco torcidas. Mas no geral, concordo e gosto.
É dos caras que fizeram, Social Media Revolution e Did you Know 4.0
11.23.2009
"Cadeia Alimentar"
Grande Reportagem hoje na SIC depois do Jornal da Noite:
"Há mais de 20 anos que os portugueses trocaram a mercearia de bairro pelo hipermercado. Mas sabem eles de onde vêm as 40 toneladas de peixe que todos os dias são vendidas nas lojas da Sonae? Sabem eles com que perícias técnicas é cultivada uma maçã? E quantos produtos são desperdiçados no caminho que percorrem entre o pomar e a banca da fruta? "Cadeia Alimentar" faz o percurso dos produtos frescos, da origem à venda final, verificando preços, métodos de negociação e controlos de qualidade."
11.20.2009
"Target? Que target?"
O consumidor actual tornou-se num «nómada urbano».
Não só controla as mensagens que recebe, como está em constante movimento. Não está parado à nossa espera.
Por isso eu pergunto, ainda faz sentido falarmos em «target» ou «público-alvo»?
11.19.2009
"Emociono-me, logo reajo"
[Fonte: Millwardbrown "Should My Advertising Stimulate an Emotional Response?"]
11.18.2009
11.17.2009
Will 1984...
Apple patent suggests ad-supported OS on the way.
Até tentei escrever refletindo sobre o assunto e polemizando. Mas não dá, é um epic fail da apple tentando salvar o mercado da publicidade da interrupção e ponto final.
Acredito que temos um papel cada vez maior na busca de formas de comunicação que interrompam e invadam menos o vida das pessoas.
LOVEBOX
A Lovebox é uma plataforma digital que congrega diferentes ONGs, dedicada a angariar fundos.
A ideia é baseada em 3 passos:
1) fazer download da "pulseira digital" (lembram-se daquelas de plástico amarelo?),
2) colocá-la nas redes sociais e blogs, assumindo a associação à ONG e à causa escolhida, gerando notoriedade e
3) visando a doação de fundos
Todos os meses a Lovebox adiciona uma nova entidade à sua lista de beneficiários. O grande objectivo é criar massa crítica online que depois possa suportar eventos offline.
Existem outras plataformas mais ou menos semelhantes... a Bloggers Unite tem também um modus operandi muito interessante.
As ONGs têm tido abordagens extremamente criativas no digital, keep an eye on them.
Fonte: Marketing Week "Feature Digital Charities"
11.16.2009
O tempo e a atenção
"A moeda mudou. Dantes a moeda era a posse. A propriedade nunca esteve em causa. Comprava-se uma cópia de um disco para poder ouvi-lo. Comprava-se um bilhete de acesso àquele livro ou àquele filme. Agora a moeda é a atenção As pessoas só têm um xis número de minutos para dedicar às coisas que outras pessoas fazem para entretê-las. Há milhões de bandas e coisas para ler e ver, de graça - e gratas pelo tempo que lhes concedemos."
-- Miguel Esteves Cardoso, Público 13 Nov. 2009
11.13.2009
11.12.2009
Isto é o que se chama "despir" a camisola
Apple supera Nokia
Notável esta noticia:
11.11.2009
Let's do it - Limpar Portugal do seu lixo em 1 dia!!!
The Fun Theory
Depois do Piano Stairs o site The Fun Theory que tem como missão demonstrar que com divertimento tudo é mais fácil apresenta uma série de novos videos
Reebok Easy Tone
Trivial Pursuit - A Guerra dos Sexos
11.10.2009
11.08.2009
In Memoriam: Lévi-Strauss
Não é necessário ter-se um pergaminho na parede em antropologia, biologia, sociologia ou qualquer outra ciência social acabada em "gia" para se trabalhar em publicidade, fazer reclames e criar slogans.
No entanto algumas das ferramentas continuam a ser úteis para nos ajudar a compreender hábitos comportamentais e linguísticos do nosso objecto de trabalho diário: o "Consumidor".
Claude Lévi-Strauss morreu a semana passada aos cem anos de idade. Sobre o "pensamento selvagem", o "estruturalismo" e outros conceitos parte do seu pensamento podia-se aqui escrever um post interminável.
Mas fica a ideia essencial de que é através da oposição binária de conceitos como "quente VS frio", "limpo VS sujo", "humano VS animal", "repouso VS movimento", que a humanidade cria sentido das coisas e do mundo onde habita.
Não é isso que fazemos diariamente com as nossas marcas? Contamos estórias (por vezes recorrendo a arquétipos e metáforas) onde para um problema há sempre uma solução (o seu oposto)?
11.04.2009
Publicidade Conteúdo
O meu amigo e copy Pedro Lourenço partilhou isto hoje no facebook e eu achei extraordinário.
El Ojo 2009 - Cámara / TBWA Uruguay
11.02.2009
Você sabia?
Redes sociais no trabalho custam 2,25 bilhões dólares por ano às empresas e que mulheres formam 30% do público do game Guitar Hero?
Bem legal esse blog, quem me mandou a dica foi uma amiga que é mais que veterana em projetos web e também uma das colaboradoras do site, sim, tem muitos números .com.br
Os numeros da internet